Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

9ª edição do ON_OFF

Com curadoria de Lucas Bambozzi, o evento conta com quatro dias de apresentação de artistas nacionais e internacionais

Publicado em 03/07/2013

Atualizado às 14:59 de 13/08/2017

Ver sons, ouvir imagens, sentir e experenciar o espaço. A nona edição do ON_OFF apresenta as diversas possibilidades de expressão audiovisual cruzando pensamentos e linguagens em formatos nem sempre confluentes. O evento, que acontece entre os dias 18 e 21 de julho, conta com a curadoria de Lucas Bambozzi e tem início com Disorder – projeto do grupo suíço Cenc (Centre d’Expression Numérique et Corporelle).

Bambozzi aponta que a mostra deste ano “sugere novas nuances para a discussão em torno das possibilidades mais limítrofes ou múltiplas de projetos audiovisuais, em formatos que cada vez mais não se encaixam em condições predefinidas”. A apresentação do Sirens chama a atenção pelo palco vazio, onde sons e imagens oferecem uma experiência visceral e cerebral ao mesmo tempo. Já em Disorder há uma espécie de duelo entre corpo e máquina, entre movimentos físicos de um performer e mapeamentos dinâmicos produzidos por software.

No dia seguinte, O Embolex remixa e expande, em três telas de projeção, o documentário ainda inédito Are You Doing Right?, produzido por Maria Farinha Filmes. No sábado, o Teatro Eletrônyco, de Pedro Paulo Rocha, ocupa o palco com personagens reais e fictícios propondo uma experiência que envolve diferentes linguagens, como poesia, teatro e videografismo.

Rompendo fronteira e mesclando linguagens, o ON_OFF encerra sua programação com a Braun Tube Jazz Band. A banda, na verdade, é formada por uma única pessoa, o japonês Ei Wada, que em vez de utilizar laptops toca as telas de um conjunto de velhas TVs de tubo. A partir de um campo eletrostático formado entre o performer e as telas, a interferência sonora se torna imagem e vice-versa.

O curador Lucas Bambozzi ainda destaca que “as apresentações se irradiam a partir de um palco que se torna metafórico, em uma coreografia influenciada por software, em um teatro que incorpora tecnologias absolutamente contemporâneas, em uma música que se faz com imagens e ruídos de equipamentos datados. Há algo de “incabível” nesses formatos, como se os padrões existentes não pudessem fazer caber ou “conter” as propostas”.

Programação
quinta 18 a domingo 21 julho 2013

[ingressos distribuídos 30 minutos antes do início do evento]

 

Workshops
inscrições pelo telefone 11 21681779
de terça a sexta, das 10h às 18h
segunda 8 a quarta 17 de  julho

sexta 19  14h
workshop com Novi_sad, envolvendo a criação de soundscapes
sala vermelha
30 vagas

sábado 20 14h
workshop com o grupo Embolex, sobre a conversão do documentário para o formato live
sala vermelha
30 vagas 

[indicado para todas as idades] L

 

Compartilhe