Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Folk na Kombi

Show conta com a participação de convidados e a gravação do segundo DVD da banda  

Publicado em 21/09/2016

Atualizado às 10:31 de 03/08/2018

Libras

A banda Folk na Kombi, formada por Bezão (voz, violão e percussão), Felipe Camara (voz, violão, banjo, guitarra e percussão) e Jonavo (voz, violão, bandolim e guitarra), sobe ao palco do Auditório Ibirapuera para realizar o show de gravação do segundo DVD da carreira – o primeiro ao vivo –, em apresentação que conta ainda com a participação especial do cantor Zé Geraldo e do grupo O Teatro Mágico.

Acompanhada pelos músicos Edu Malta (baixo), Ivan Márcio (gaita), Alexandre Fontanetti (guitarra, violão e weissenborn) e Humberto Zigler (bateria e percussão), a Folk na Kombi mostra um repertório autoral composto das canções do DVD Um Filme de Música (2015) e de algumas inéditas, além da releitura de “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho.

O trio, que tem como marca registrada uma Kombi branca e vermelha (que estará no palco na ocasião), surgiu em 2013 quando Bezão, Felipe e Jonavo decidiram se juntar para difundir Brasil afora a música folk. Os instrumentistas e compositores, que já faziam a mistura da música regional (de artistas como Almir Sater e Sá, Rodrix e Guarabyra) com outras sonoridades em seus trabalhos individuais, descobriram o folk como elemento comum a todos.

“Nós fazíamos folk, arrumamos uma Kombi [que era do Felipe] e decidimos criar a Folk na Kombi”, conta Bezão. “Para nós, o folk não está só com Zé Geraldo, Renato Teixeira e Almir Sater, que são alguns de seus maiores representantes. Ele vai da guarânia [“balada de andamento lento, quase sempre em tom menor, característica da música paraguaia”, segundo Michaelis] ao baião, que também se comunica diretamente com o povo. Nós trazemos essas referências de diversos gêneros regionais e populares brasileiros, mas numa linguagem mais moderna e com a influência sonora do folk americano e inglês.”

Sobre as participações especiais no show, Bezão explica que Zé Geraldo é o ícone do folk brasileiro. “Ele foi o primeiro cara a ser chamado de “folkeiro” por aqui. Inclusive, de “Bob Dylan brasileiro”. Além de ser uma das nossas maiores referências, é um grande amigo”, fala. “O Teatro Mágico tem uma história sonora com o folk, principalmente no começo da carreira, quando o Fernando Anitelli tocava mais com o violão de aço. A Nô Stopa, que faz parte do grupo e é filha do Zé Geraldo, também participa de outros projetos musicais [como o Sunday Folk] ligados ao folk.”

A respeito do espaço que o gênero musical vem ganhando por aqui nos últimos anos, Bezão diz que ele está crescendo e que isso se deve, em grande parte, a forma simples de comunicar que essa música apresenta. “Nós temos sentido que no mercado brasileiro há um burburinho com relação ao folk. Nos últimos dez anos, muitas bandas estão apostando nessa bandeira”, explica. “A música folk, como essência, tem um poder de comunicação muito direto. É uma forma de se expressar com relação à vida cotidiana, à história propriamente dita. Ela fura bloqueios, fala com o povo.”

Confira o teaser do show na aba vídeos

Folk na Kombi [com interpretação em Libras]
sexta 7 de outubro de 2016
às 21h
[duração aproximada: 90 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

 

Compartilhe