Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Formação – Ocupação Antonio Candido

As professoras Laura de Mello e Souza e Marina de Mello e Souza, filhas de Antonio Candido, falam sobre o processo de formação do pai

Publicado em 12/06/2018

Atualizado às 11:50 de 03/08/2018

As professoras Laura de Mello e Souza e Marina de Mello e Souza, filhas de Antonio Candido, falam sobre o processo de formação do pai. Comentam sua primeira infância, marcada pela vida rural na cidade de Santa Rita de Cássia/MG, que influenciaria o pai mais tarde na pesquisa da tese e livro Os Parceiros do Rio Bonito. Falam ainda do contraste de quando saíram de lá, por causa do trabalho do pai, para morar em Paris durante um ano, com temporadas em outras cidades europeias, posteriormente retornando ao Brasil e se estabelecendo em Poços de Caldas/MG, cidade que era uma estação de águas que recebia a elite do país na temporada, com uma infraestrutura derivada desse contexto, que proporcionava um particular acesso a livros, cultura e arte.

Neste 2018, quando completaria 100 anos, o crítico literário, sociólogo e professor Antonio Candido é o homenageado da 40ª edição do programa Ocupação, com a curadoria do Itaú Cultural e de Laura Escorel, neta de Candido e organizadora de seu acervo. O evento na sede do instituto, em São Paulo/SP, tem entrada gratuita e inclui uma exposição (de 23 de maio a 12 de agosto de 2018) e um colóquio internacional (de 23 a 25 de maio), além de lançar uma publicação e um hotsite.

Depoimentos gravados em março e abril de 2018, em São Paulo.

Saiba mais sobre a Ocupação Antonio Candido.

Leia o verbete sobre o professor na Enciclopédia Itaú Cultural.

Compartilhe