REGULAMENTO DA LEITURA DE PORTFÓLIO

A leitura de portfólio do IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, promovido pelo Itaú Cultural, é uma oportunidade para que fotógrafos apresentem seus trabalhos a editores, curadores e organizadores de eventos, entre outros profissionais.

Da inscrição

A inscrição é gratuita e restrita a pessoas físicas, sem limitação etária e de formação, e poderá ser realizada unicamente pela internet, no site www.itaucultural.org.br/forumfoto2016, até o dia 5 de abril de 2016.

Os participantes da seleção deverão apresentar um ensaio fotográfico ou um trabalho realizado em uma área com tema específico, assim como concordar com as condições apresentadas neste regulamento, preencher integralmente a ficha de inscrição e enviar obrigatoriamente, por meio de formulário digital, os seguintes materiais e conteúdos:

  • biografia pessoal resumida em até 2.000 (dois mil) caracteres com espaços;

  • ensaio e/ou trabalho fotográfico (conjunto de fotografias com unidade temática e/ou técnica) contendo de 6 (seis) a 12 (doze) fotografias em média resolução;

  • texto discorrendo sobre o ensaio ou o trabalho fotográfico, de no máximo 2.000 (dois mil) caracteres com espaços.

No ato da inscrição, o participante deverá indicar apenas 2 (dois) dias para a realização da leitura de portfólio, por ordem de prioridade, sendo a escolha livre e tendo-se por base a preferência do participante quanto ao dia de leitura.

A leitura de portfólio será composta de até 8 (oito) profissionais com notório saber em relação ao objetivo e ao tema propostos neste evento, IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. A lista com os nomes que realizarão as leituras, assim como os horários em que elas acontecerão, será definida pelo Itaú Cultural.

Após a escolha do dia para a realização da leitura de portfólio, com o envio definitivo da inscrição, não haverá possibilidade de alteração da data indicada, sob quaisquer circunstâncias ou alegações.

O candidato deverá enviar um trabalho autoral contendo no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) fotografias – cada uma com até 1.024 pixels no lado menor. As fotografias devem ser identificadas com o nome do autor (civil ou artístico) e com um número sequencial (ex.: nome01.jpg) e enviadas impreterivelmente até a data final das inscrições – 5 de abril de 2016.

O participante fica desde já ciente de que, quando da postagem dos ensaios ou dos trabalhos fotográficos, os materiais e os conteúdos tornar-se-ão acessíveis à comissão de seleção e de que, a partir da efetivação da inscrição no processo seletivo, o Itaú Cultural poderá realizar a divulgação das imagens no referido site, estando isento de qualquer responsabilidade, inclusive relacionada a direitos de terceiros, em especial a direitos autorais e da personalidade.

Ao se inscrever na leitura de portfólio do IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, os participantes declaram que os materiais inscritos não possuem conteúdos que:

  1. sejam confidenciais ou sujeitos a contratos de confidencialidade;

  2. possam causar dano a terceiros, seja por meio de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;

  3. apresentem dados ou informações que constituem ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal);

  4. apresentem dado ou informação racista ou discriminatória;

  5. registrem menor de idade sem a autorização, por escrito, dos pais ou dos responsáveis legais e, quando necessário, alvará judicial;

  6. tenham a intenção de divulgar produto ou serviço ou qualquer finalidade comercial;

  7. façam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contrária a determinado partido ou candidato;

  8. tenham sido produzidos por terceiros;

  9. violem direitos da personalidade e de propriedade intelectual, em especial direitos autorais e marcários.

Os ensaios, os trabalhos e os demais conteúdos inscritos no processo seletivo previsto neste edital deverão ser de autoria e titularidade exclusivas do participante, sendo vedada a inscrição de quaisquer materiais e conteúdos pertencentes a terceiros, mesmo que tenham sido licenciados ou cedidos ao participante. A inobservância dessa condição ocasionará a invalidade da inscrição e da participação na seleção, em qualquer fase do processo.

Durante o período de inscrições – de 23 de fevereiro a 5 de abril de 2016 – fica permitido que o formulário seja editado quantas vezes for necessário, desde que o participante salve suas alterações clicando em Salvar. Para finalizar a inscrição e enviar o formulário é necessário que o participante clique em Salvar e concluir. Após essa etapa não é permitido realizar alterações.

O Itaú Cultural se compromete a avisar o participante com a maior brevidade possível sobre eventuais alterações na programação das leituras de portfólio, além das hipóteses de caso fortuito ou força maior.

Da seleção

Serão escolhidos, por meio da comissão de seleção, 72 (setenta e dois) participantes, entre todos os inscritos, para a realização da leitura de seu portfólio, durante os três dias de evento.

A comissão de seleção será formada por Fredi Casco, Gui Mohallem, Iatã Cannabrava e Lívia Aquino, profissionais com notório saber e conhecimentos técnicos na área fotográfica.

A comissão de seleção é independente e suas decisões serão soberanas, não sendo passíveis de questionamento ou recurso.

A definição da data de leitura de cada portfólio selecionado buscará respeitar a preferência indicada, mas está sujeita a alterações de acordo com a disponibilidade.

Dos resultados

Os resultados serão divulgados no dia 26 de abril, no site www.itaucultural.org.br/forumfoto2016, e os selecionados receberão e-mail de confirmação da seleção e da participação no evento até duas semanas antes da realização das leituras de portfólio.

A data de divulgação poderá ser alterada a exclusivo critério do Itaú Cultural se, em razão do processo de seleção, incidir qualquer atraso ou prejudicialidade na análise dos trabalhos inscritos.

Das vedações

É vedada a participação de funcionários, estagiários e colaboradores de qualquer natureza do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco, inclusive de seus cônjuges, companheiros, filhos, irmãos e dependentes.

Prestadores de serviços do Itaú Cultural com contratos vigentes durante o período de inscrição e seleção também não poderão se inscrever.

Ex-funcionários e ex-estagiários do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco poderão se inscrever somente se estiverem desligados da instituição há, no mínimo, um ano da data de publicação deste regulamento – 23 de fevereiro de 2016.

Fica também vedada a inscrição de cônjuges, companheiros, filhos, irmãos e dependentes dos integrantes da comissão de seleção.

A inscrição de pessoa impedida será considerada inválida em qualquer fase.

Das datas e dos integrantes da leitura de portfólio

Todas as leituras de portfólio acontecem das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h.

Data da primeira leitura: 16 de junho de 2016

Data da segunda leitura: 17 de junho de 2016

Data da terceira leitura: 18 de junho de 2016

Os candidatos selecionados serão distribuídos aleatoriamente entre os profissionais que realizarão as leituras – listados a seguir –, podendo ter seu portfólio lido por até 8 (oito) profissionais em 1 (um) ou 2 (dois) dias, ocasionalmente.

Eder Chiodetto (Brasil)
Diógenes Moura (Brasil)
Denise Gadelha (Brasil)
Elda Harrington (Argentina)
Felipe Coddou (Chile)
Horacio Fernández (Espanha)
Ihiro Hayami (Japão)
Jim Casper (Estados Unidos)
Veronica Cordeiro (Uruguai)
Wendy Watriss (Estados Unidos)
Mariano Klautau Filho (Brasil)
N’Goné Fall
Juan Antonio Molina
Carlos Carvalho
*2 (dois) outros profissionais a serem definidos posteriormente.

Do cronograma

Data de publicação: 23 de fevereiro de 2016

Inscrição: até 5 de abril de 2016

Divulgação dos resultados: 26 de abril de 2016

Data da primeira leitura: 16 de junho de 2016

Data da segunda leitura: 17 de junho de 2016

Data da terceira leitura: 18 de junho de 2016

Horário das leituras: das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h

REGULAMENTO DOS WORKSHOPS

Da inscrição

A inscrição é gratuita e restrita a pessoas físicas, sem limitação etária e de formação.

Os interessados poderão realizar a inscrição unicamente pela internet, no site www.itaucultural.org.br/forumfoto2016, até o dia 5 de abril de 2016.

Os participantes da seleção deverão concordar com as condições apresentadas neste regulamento, preencher integralmente a ficha de inscrição e enviar obrigatoriamente, por meio de formulário digital, os seguintes materiais e conteúdos:

  • biografia pessoal resumida em até 2.000 (dois mil) caracteres com espaços;

  • ensaio e/ou trabalho fotográfico (conjunto de fotografias com unidade temática e/ou técnica) contendo de 6 (seis) a 12 (doze) fotografias (imagens com tamanho máximo de 1.024 pixels no lado menor);

  • texto discorrendo sobre o ensaio/trabalho fotográfico ou proposta de projeto contendo até 2.000 (dois mil) caracteres com espaços.

Importante: o ensaio fotográfico não é obrigatório para os workshops Domesticidades e Experiência Broomberg e Chanarin.

No caso de envio de ensaio fotográfico, o candidato deverá anexar ao formulário de 6 (seis) a 12 (doze) fotografias, cada uma com no máximo 1.024 pixels no lado menor. As imagens devem ser identificadas com o nome do autor (civil ou artístico) e com um número sequencial (ex.: nome01.jpg) e publicadas impreterivelmente até a data final das inscrições – 5 de abril de 2016. Não serão aceitas imagens postadas ou alteradas no álbum após o prazo final das inscrições.

O participante fica desde já ciente de que, quando da postagem dos ensaios ou dos trabalhos fotográficos, os materiais e os conteúdos tornar-se-ão acessíveis à comissão de seleção e de que, a partir da efetivação da inscrição no processo seletivo, o Itaú Cultural poderá realizar a divulgação das imagens no referido site, estando isento de qualquer responsabilidade, inclusive relacionada a direitos de terceiros, em especial a direitos autorais e da personalidade.

Ao se inscrever, os participantes declaram que os materiais inscritos não possuem conteúdos que:

  1. sejam confidenciais ou sujeitos a contratos de confidencialidade;

  2. possam causar dano a terceiros, seja por meio de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;

  3. apresentem dados ou informações que constituem ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal);

  4. apresentem dado ou informação racista ou discriminatória;

  5. registrem menor de idade sem a autorização, por escrito, dos pais ou dos responsáveis legais e, quando necessário, alvará judicial;

  6. tenham a intenção de divulgar produto ou serviço ou qualquer finalidade comercial;

  7. façam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contrária a determinado partido ou candidato;

  8. tenham sido produzidos por terceiros;

  9. violem direitos da personalidade e de propriedade intelectual, em especial direitos autorais e marcários.

Os ensaios, os trabalhos e os demais conteúdos inscritos no processo seletivo previsto neste edital deverão ser de autoria e titularidade exclusivas do participante, sendo vedada a inscrição de quaisquer materiais e conteúdos pertencentes a terceiros, mesmo que tenham sido licenciados ou cedidos ao participante. A inobservância dessa condição ocasionará a invalidade da inscrição e da participação na seleção, em qualquer fase do processo.

No ato da inscrição, o participante indicará até 2 (dois) workshops de interesse, por ordem de preferência, e será habilitado – caso selecionado – a participar de 1 (um) workshop, conforme decisão da comissão de seleção baseada na avaliação dos trabalhos apresentados.

Após a escolha para a realização do workshop, com o envio definitivo da inscrição, não haverá possibilidade de alteração das datas indicadas pelo participante, sob quaisquer circunstâncias ou alegações.

Durante o período de inscrições – de 23 de fevereiro a 5 de abril de 2016 – fica permitido que o formulário seja editado quantas vezes for necessário, desde que o participante salve suas alterações clicando em Salvar. Para finalizar a inscrição e enviar o formulário é necessário que o participante clique em Salvar e concluir. Após essa etapa não é permitido realizar alterações.

O Itaú Cultural se compromete a avisar o participante com a maior brevidade possível sobre eventuais alterações na programação dos workshops, além das hipóteses de caso fortuito ou força maior.

Da seleção

Serão escolhidos, por meio da comissão de seleção, 20 (vinte) participantes por workshop entre todos os inscritos.

A comissão de seleção será formada por Fredi Casco, Gui Mohallem, Iatã Cannabrava e Lívia Aquino, profissionais com notório saber e conhecimentos técnicos na área fotográfica.

A comissão de seleção é independente e suas decisões serão soberanas, não sendo passíveis de questionamento ou recurso.

A definição do workshop de que cada selecionado poderá participar buscará respeitar a preferência indicada, mas está sujeita a alterações de acordo com a disponibilidade de vagas nas atividades, sob responsabilidade e decisão exclusiva do Itaú Cultural.

Dos resultados

Os resultados serão divulgados no dia 26 de abril de 2016, no site www.itaucultural.org.br/forumfoto2016, e os selecionados receberão e-mail de confirmação até duas semanas antes da realização do workshop.

A data de divulgação poderá ser alterada a exclusivo critério do Itaú Cultural, caso isso seja necessário para a conclusão plena do processo de seleção, de forma a evitar quaisquer prejuízos na análise dos trabalhos inscritos.

Das vedações

É vedada a participação de funcionários e estagiários do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco, inclusive de seus cônjuges, companheiros, filhos, irmãos e dependentes.

Prestadores de serviços do Itaú Cultural com contratos vigentes durante o período de inscrição e seleção também não poderão se inscrever.

Ex-funcionários e ex-estagiários do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco poderão se inscrever somente se estiverem desligados há, no mínimo, um ano da data de publicação deste regulamento – 23 de fevereiro de 2016.

Fica também vedada a inscrição de cônjuges, companheiros, filhos, irmãos e dependentes dos integrantes da comissão de seleção.

A inscrição de pessoa impedida será considerada inválida em qualquer fase da seleção.

Das datas e dos temas dos workshops

Todos os workshops acontecem nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2016, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, e no dia 19 de junho de 2016, das 10h às 13h.

Workshop 1
Domesticidades, com Renata Marquez e Wellington Cançado

Workshop 2
De Gavetas e Fotolivros: a Reinvenção de Arquivos, com Isadora Brant e Martina Brant, da Vibrant Editora

Workshop 3
Experiência Broomberg e Chanarin, com Adam Broomberg e Oliver Chanarin

Workshop 4
Arquivo e Memória Política, com Felipe Nepomuceno e João Pina

Do cronograma

Data de publicação: 23 de fevereiro de 2016

Inscrição: até 5 de abril de 2016

Divulgação dos resultados: 26 de abril de 2016

Datas dos workshops: 16, 17, 18 e 19 de junho de 2016

Horário dos workshops: de 16 a 18 de junho, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h; dia 19 de junho, das 10h às 13h