1. Rafael Coutinho - Ocupação Laerte (2014) - Parte 3/3
  2. Leonardo França - Rumos Dança (2012-2014)
  3. Layo Bulhão - Rumos Dança (2012-2014)
  4. A força do feminino – Ocupação Dona Ivone Lara (2015)
  5. Série Gêneros: A mulher e os espaços de poder – XI Enecult (2015)
  6. Transgênero - Roda de Conversa - Ocupação Laerte (2014) - Parte 3/3
  7. Marília Coutinho - Ocupação Laerte (2014) - Parte 3/5

O meio cultural observa, investiga e discute questões de gênero em diversas vertentes, algumas delas apresentadas nesta playlist, consonante com o atual debate presente na sociedade.

No caso da cartunista Laerte, homegageada na 20ª Ocupação do Itaú Cultural com exposição, hotsite e publicação sobre a obra e a trajetória da artista, a questão do transgênero foi tratada, desde o conceito até as implicações familiares e sociais.

Outros dois vídeos apresentam propostas artísticas que buscam debater a questão: o depoimento de Layo Bulhão, cuja pesquisa é baseada em gênero e sexualidade, e o do coreógrafo Leonardo França, que faz uma provocação às normas de gênero no espetáculo “Ouriço”.

Já a força do feminino é tratada no vídeo do Observatório Itaú Cultural sobre a mulher e os espaços de poder e nos depoimentos das cantoras Fabiana Cozza, Luiza Dionizio, Leci Brandão e Zélia Duncan sobre a importância de Dona Ivone Lara também por abrir caminho para as mulheres no samba.

Gênero e transgênero ainda são tratados na publicação especial da Ocupação Laertedisponível online neste link. E foram temas centrais do evento Todos os Gêneros – Poéticas da Sexualidade, com edições em 2013 e 2014.