Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

GIL70 em Brasília

Exposição que comemora os 70 anos de Gilberto Gil chega em março à cidade

Publicado em 28/02/2013

Atualizado às 20:29 de 02/08/2018

Para celebrar os 70 anos de Gilberto Gil e seus 50 anos de carreira, o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República em Brasília inaugura a partir do dia 13 de março, com entrada gratuita, a exposição GIL70. A mostra foi concebida e organizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias, que contou com a colaboração do pesquisador e ensaísta Frederico Coelho na curadoria.

São ao todo 22 trabalhos apresentados, em um espaço de 600 metrosquadrados, em diferentes linguagens e suportes − como pintura, vídeo, fotografia, escultura e instalação −, todos inspirados nas canções de Gil ou dedicados a ele. Vallias e Coelho comentam que a exposição “convocou um conjunto eclético de artistas que entrelaçam gerações, linguagens, suportes e áreas de atuação da mesma forma que a obra de Gil entrelaça temas, ideias e sensibilidades”.

Participam da mostra 26 artistas, poetas, videomakers, músicos, cineastas, programadores e designers como Carlos Adriano, Ricardo Aleixo, Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Vivian Caccuri, Adriana Calcanhotto, Augusto de Campos, Ivan Cardoso, Antonio Dias, Eduardo Denne, Bené Fonteles, Lula Buarque de Hollanda, Alex Hornest, Jarbas Jácome, Gabriel Kerhart, Raul Mourão, Carlos Nader, Antonio Peticov, Gualter Pupo, Omar Salomão, Daniel Scandurra, Ariane Stolfi, André Vallias, Caetano Veloso, Andrucha Waddington e Luiz Zerbini.

Além das obras, a exposição traz uma grande linha do tempo ilustrada com imagens, áudios e vídeos por 18 displays interativos que dão acesso ao áudio e à letra, e também a comentários, de 70 de suas mais emblemáticas composições. Quatro totens multimídia reúnem depoimentos de Gil que revelam um pouco de sua vida pessoal e fazem um contraponto com sua trajetória profissional, acompanhada pelos importantes acontecimentos de cada momento histórico refletidos fortemente na obra do cantor baiano.

GIL70 teve sua primeira montagem no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, passou pelo Itaú Cultural, em São Paulo, e agora o instituto viabilizou sua ida para Brasília. A mostra conta ainda com um site (www.gil70.com.br) onde há materiais extras sobre Gilberto Gil, manifestos, artigos e depoimentos que revelam um pouco mais sobre a vida e obra do ex-ministro da Cultura.

GIL70 em Brasília
Quarta 13 de março a domingo 28 de abril de 2013
terça a domingo, das 9h às 18h30

Entrada franca
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe