Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Graves Violações aos Direitos dos Povos Indígenas: Passado e Presente

Colóquio discute as políticas indigenistas no Brasil desde a ditadura militar e as perspectivas dos povos originários

Publicado em 16/11/2015

Atualizado às 10:18 de 03/08/2018

Como foram e como são violados os direitos dos povos originários no Brasil? Em 19 e 20 de novembro, o Itaú Cultural promove no Cine 104, em Belo Horizonte (MG), a partir das 8h30, o colóquio Graves Violações aos Direitos dos Povos Indígenas: Passado e Presente, que reúne lideranças políticas, membros do Ministério Público Federal (MPF), pesquisadores e ativistas para debater as perspectivas históricas dessa problemática.

Entre os temas estão os crimes do regime militar nesse âmbito – como a política de repressão elaborada pelo Relatório Figueiredo e o Reformatório Krenak, presídio onde se fazia a “reeducação” dos índios –, os impactos socioambientais da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA), o relatório final da Comissão Nacional da Verdade e os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas hoje no Brasil.

Na aba Programação, conheça os participantes e obtenha informações detalhadas de cada mesa.

Conteúdo extra

O Itaú Cultural tem realizado uma série de iniciativas com assuntos relacionados à cultura indígena e às dificuldades políticas que vive essa parcela da população brasileira. Veja a seguir uma seleção desse material.

- O programa Jogo de Ideias conversou com Alexandre Pankararu, assessor de comunicação da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoime) e criador da rede de inclusão digital Índios Online.

- O Observatório Itaú Cultural, núcleo dedicado ao estudo de políticas culturais, entrevistou a jornalista Eliane Brum, que, entre outros assuntos, falou de ações dos poderes Legislativo e Executivo em relação ao campo em pauta.

- O Rumos 2013-2014 apoiou três projetos que lidam com a vivência dos índios: Olhar, um Ato de Resistência, que recupera e disponibiliza os registros de indígenas ao longo do continente americano feitos em 1979 e 1980 pelo diretor Andrea Tonacci; Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva, obra que compila a sabedoria medicinal do povo Huni Kuin; e o game Huni Kuin: os Caminhos da Jiboia, que permite explorar essa cultura de um modo lúdico e audiovisual (veja também a entrevista do Observatório com os desenvolvedores do jogo).

Graves Violações aos Direitos dos Povos Indígenas: Passado e Presente
quinta 19 e sexta 20 de novembro de 2015

[duração aproximada das mesas: 90 minutos]
[livre para todos os públicos]

Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência para cada mesa

Cine 104 (90 lugares) | Praça Ruy Barbosa, 104 – Belo Horizonte, MG

Compartilhe