Zinho Trindade
Programa para internet
Embu das Artes/SP

O poeta, ator e MC Zinho Trindade criou o programa para web Hip Hop Cozinha em 2010. A ideia era conversar com artistas da periferia, principalmente os rappers. Enquanto falavam sobre carreira, questões sociopolíticas, arte e outros temas, eles preparavam um prato.

A culinária foi escolhida porque aproxima as pessoas de uma forma particular – a cozinha é acolhedora. Além disso, o gesto de cozinhar foi pensado por Zinho como dispositivo para contrapor o machismo difuso no hip-hop. A primeira temporada do programa foi ao ar no YouTube e teve a participação dos rappers Criolo e Max B.O. e do grupo de teatro Clariô.

Com o apoio do Rumos, a segunda temporada está em produção. Zinho encontrou em Embu das Artes (SP), onde mora, a locação adequada e convidou músicos como Gog, Rico Dalasan, Nelson Triunfo e Rapadura. O programa chama artistas de várias origens e diferentes estilos de rap, desenhando assim um mapa da produção nacional do gênero.

A proximidade de Ayrton Félix Olinto de Souza, apelidado Zinho Trindade, com o universo da arte vem de família: ele é bisneto do poeta popular Solano Trindade e neto da artista plástica, coreógrafa e folclorista Raquel Trindade. Com ela, Zinho trabalhou no Teatro Popular Solano Trindade, ligado às tradições afro-brasileiras. Integra a banda O Legado de Solano e é autor do livro de poesias Tarja Preta.

Saiba mais no Blog Rumos.

Veja também
Highlight large 1criolo se cc 81rgio vaz encontros poe cc 81ticos mar2013 itau cc 81 cultural foto3 andre cc 81 seiti

Encontros Poéticos - Criolo

O primeiro convidado do Encontros Poéticos foi o rapper Criolo, no dia 19 de março de 2013. Criolo é paulistano do Grajaú e fundou a...