Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Hip Hop Cozinha: Cartografia para Comer, Ver e Ouvir

Zinho Trindade Programa para internet Embu das Artes / SP O poeta, ator e MC Zinho Trindade criou o programa para web Hip Hop Cozinha...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Zinho Trindade
Programa para internet
Embu das Artes/SP

O poeta, ator e MC Zinho Trindade criou o programa para web Hip Hop Cozinha em 2010. A ideia era conversar com artistas da periferia, principalmente os rappers. Enquanto falavam sobre carreira, questões sociopolíticas, arte e outros temas, eles preparavam um prato.

A culinária foi escolhida porque aproxima as pessoas de uma forma particular – a cozinha é acolhedora. Além disso, o gesto de cozinhar foi pensado por Zinho como dispositivo para contrapor o machismo difuso no hip-hop. A primeira temporada do programa foi ao ar no YouTube e teve a participação dos rappers Criolo e Max B.O. e do grupo de teatro Clariô.

Com o apoio do Rumos, a segunda temporada está em produção. Zinho encontrou em Embu das Artes (SP), onde mora, a locação adequada e convidou músicos como Gog, Rico Dalasan, Nelson Triunfo e Rapadura. O programa chama artistas de várias origens e diferentes estilos de rap, desenhando assim um mapa da produção nacional do gênero.

A proximidade de Ayrton Félix Olinto de Souza, apelidado Zinho Trindade, com o universo da arte vem de família: ele é bisneto do poeta popular Solano Trindade e neto da artista plástica, coreógrafa e folclorista Raquel Trindade. Com ela, Zinho trabalhou no Teatro Popular Solano Trindade, ligado às tradições afro-brasileiras. Integra a banda O Legado de Solano e é autor do livro de poesias Tarja Preta.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe