Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Hotel Mariana

Depoimentos de sobreviventes reconstroem as consequências do rompimento de uma barragem em Mariana, Minas Gerais

Publicado em 20/06/2017

Atualizado às 11:31 de 01/11/2018

Libras

Nos dias 4 e 5 de julho, o Itaú Cultural recebe o espetáculo Hotel Mariana. Dirigida por Herbert Bianchi, a peça foi idealizada pelo dramaturgo Munir Pedrosa e revive o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, que lançou lama espessa principalmente nos subdistritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo em Mariana, Minas Gerais.

Em novembro de 2015, mais de 35 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério invadiram sete comunidades e subdistritos da cidade mineira. Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas, 1,5 mil hectares de vegetação foram destruídos e 11 toneladas de peixes foram mortos. O vazamento atingiu também cidades do estado do Espírito Santo, percorrendo mais de 800 quilômetros no total.

A peça traz no elenco dez atores contando a história de diferentes sobreviventes da tragédia. Entre eles, uma aposentada que escreve poemas, uma criança e um ativista dos direitos humanos. Os depoimentos reconstroem a situação a partir do olhar de quem perdeu tudo ou quase tudo. Com cenário simples e um destaque para a iluminação, o espetáculo traça um panorama político, histórico e cultural da região, que tem como principal atividade econômica a mineração.

No dia 4 de julho, após o espetáculo, os artistas da peça se reúnem para uma conversa sobre a montagem com o público presente. O bate-papo acontece na Sala Itaú Cultural e tem duração aproximada de 30 minutos.

Hotel Mariana
terça 4 quarta 5 de julho de 2017
às 20h
[duração aproximada: 70 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) | 224 lugares

Entrada gratuita

[distribuição de ingressos:
público preferencial: duas horas antes do espetáculo, com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo, um ingresso por pessoa]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe