Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

III Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo

O evento conta ainda com uma exposição

Publicado em 03/10/2013

Atualizado às 17:28 de 07/08/2018

Com o objetivo de apresentar ao público um panorama da fotografia brasileira contemporânea e de seus países vizinhos, o III Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo tem início no dia 16 de outubro e conta com uma intensa programação. Paralelamente aos debates e, como desdobramento deles, será inaugurada no dia 17 de outubro a exposição Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia, que pode ser visitada até o dia 22 de dezembro.

Em sua terceira edição, o evento – com curadoria de Claudi Carreras e Iatã Cannabrava – propõe um olhar diferente da tradição que retratou a América Latina pelo viés do exótico e do selvagem ou da denúncia da pobreza e da violência.

“Tradicionalmente, a classe fotográfica voltou suas câmeras à denúncia e à defesa dos direitos da classe menos favorecida da injusta sociedade latino-americana. Sem pretender desvalorizar esse papel fundamental do fotógrafo, o fórum e a exposição discutem diversos temas colocados e vistos em outros andares da pirâmide social, principalmente na capa média, ou classe média – não por acaso, o andar ao qual pertence a grande maioria dos fotógrafos”, destacam Carreras e Cannabrava.

A sugestão é olhar para si mesmo, como um autorretrato, e o resultado é um raio x da classe média em ascensão. Imagens que passeiam entre o privado e o público, o íntimo e o superexposto, o trabalho e o consumo, as tradições e as padronizações, a realidade e a ficção – múltiplas américas latinas em ensaios e vídeos de 25 artistas e coletivos.

Entrevistas, mesas de debate, workshops e leitura de portfólios fazem parte da programação do fórum, que traz para a discussão representantes de diversos países como Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Venezuela e México. Essas discussões se expandem para o ambiente virtual no blog do III Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo (forumfoto.org.br).

"Com postagens diárias em português e em espanhol, o blog mobiliza virtualmente as redes latino-americanas, assim como reafirma a importância da comunicação entre os países participantes", destaca Manu Melo Franco, gestora do conteúdo do site. Além de uma equipe formada por jornalistas, a ferramenta conta com a participação de colaboradores de toda a América Latina, entre eles, fotógrafos, pesquisadores, acadêmicos etc.

III Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo
quarta 16 a domingo 20 outubro 2013
confira a programação
[ingressos distribuídos meia hora antes de cada evento. Válido apenas para entrevistas, mesas de debate e encontro com gestores]

Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia
quinta 17 a domingo 22 de dezembro 2013
Entrada franca

 

Compartilhe