Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural

A exposição reúne 457 imagens realizadas com as mais diferentes técnicas gráficas

Publicado em 08/12/2016

Atualizado às 10:36 de 03/08/2018

A Enciclopédia Itaú Cultural define "gravura" como desenhos feitos em superfícies duras – como madeira, pedra e metal – com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais, e que podem ser reproduzidos através de suas matrizes. A exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural, que faz itinerância em Santos (SP), apresenta um recorte dessa forma de arte, que acompanha a humanidade desde os seus primórdios, quando mãos marcadas funcionavam como imagens nas paredes de grutas e cavernas.

A mostra, em cartaz a partir de 15 de dezembro na Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, traz 457 imagens impressas sobre papel que mapeiam cinco séculos da produção gráfica na Europa. O acervo acompanha a evolução das técnicas, suas inovações e o desenvolvimento de uma linguagem gráfica. Há desde xilogravuras – imagens produzidas a partir de matrizes de madeira – do século XV até obras do século XIX, quando a gravura chegou à sua autonomia.

Para refletir sobre a linguagem gráfica e os caminhos de leitura das imagens impressas, bem como sobre o caráter artístico das gravuras reproduzidas, sobretudo, manualmente, a exposição traz exemplares realizados com as mais diferentes técnicas, temas e destinações. Têm destaque as obras de importantes artistas, entre eles Martin Schongauer, Albrecht Dürer, Martin de Vos, Rembrandt van Rijn, Giovanni Piranesi, Francisco Goya e Honoré-Victorin Daumier. A curadoria é de Marcos Moraes.

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural
quinta 15 de dezembro de 2016 a domingo 5 de março de 2017
terça a domingo, das 9h às 18h
Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos-SP)

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Mais informações em pinacotecadesantos.org.br ou pelo telefone (13) 3288 2260.

Compartilhe