INSTITUTO PROGRAMAÇÃO CONTINUUM ENCICLOPÉDIAS RUMOS OBSERVATÓRIO RÁDIO
revista do Itaú Cultural
programa de estímulo em arte e cultura
janeiro fevereiro
2010


edições anteriores


 
comente

envie seu trabalho

 
blog do itaulab
 
 
  Faça o download da versão impressa (PDF) desta edição da revista Continuum
índice

entrevista: "A arte aponta aquilo que falta em você"
O curador Paulo Sergio Duarte fala da experiência da fruição da arte e do lugar da produção contemporânea brasileira

artigo: A ovelha negra da família
Como a arte tecnológica está inserida no cenário contemporâneo?

reportagem: Os "pequenos" diante do maior brinquedo do mundo
Seria o público infantil o mais adequado para usufruir a tão questionada arte contemporânea?

perfil: A fina arte de escolher
A vida da curadora de curtas-metragens Lis Kogan

reportagem: Quem tem medo da arte contemporânea?
Do incômodo à perplexidade, da repulsa ao encanto: a arte capaz de despertar os mais variados sentimentos no público

vídeo: Sala Paulista
O coletivo BijaRi montou uma sala de estar na Avenida Paulista. Assista ao vídeo e confira o resultado!

resenha: Os quadrinhos contemporâneos
Rafael Sica, Mawil e revista Graffiti são exemplos de como a arte contemporânea se manifesta nos quadrinhos

fotorreportagem: A invasão
Imagens flagram reações de pessoas de diferentes idades, credos e opiniões ao ter a casa invadida por obras contemporâneas

enquete: Afinal, o que é arte contemporânea?
Artistas, críticos e simpatizantes lançam seu olhar sobre essa categoria tão falada e ainda tão pouco compreendida

resenha: Considerações breves sobre a arte contemporânea e o papel das instituições
Três obras que mudaram a forma de ver e entender a arte brasileira atual

glossário: Arte Contemporânea
Leia o glossário feito sobre o tema pelo crítico, curador e pesquisador Guy Amado

área livre: A vez dos leitores
A arte contemporânea nas imagens e nas palavras dos leitores da Continuum. Confira!

arena: Com os dias contados
A arte pode morrer? Leia os textos opinativos do pesquisador Norval Baitello Júnior e da crítica Angélica de Moraes

reportagem: A cidade como tela
Artistas de rua discutem sua arte enquanto dão rosto, cor e caligrafia aos espaços urbanos

reportagem: (Quase) ao alcance de todos
A arte contemporânea deu as costas ao público? Artistas e instituições tentam reverter essa percepção

notícia: História de Cinema - resultado da 1ª etapa
Leia a história escolhida entre os 224 relatos enviados pelos leitores e participe da 2ª etapa: adaptá-la em vídeo!

reportagem: DJs da modernidade em movimento
A referência e a edição seguem como procedimentos estéticos, seja no passado, seja na contemporaneidade

ficção: Distância e explicação
O trabalho de Rocha Lange, jovem artista brasileira que vem ganhando admiradores e detratores pelo mundo

balaio: Prazeres contemporâneos
Veja dicas de obras e artistas que fazem pensar de forma atual

reportagem: Teatro, cinema e nada de realismo
O trabalho de dois grupos teatrais chilenos é uma amostra da produção contemporânea na área

mirada: Arte chilena, arte de falência
O caminhar da contemporaneidade no Chile

reportagem: Um lugar para as velhas novas mídias
Na Alemanha, o instituto ZKM propõe soluções para a conservação de obras de arte contemporânea e eletrônica

O que é isto?

A arte contemporânea brasileira tem mais de 40 anos e ainda causa estranhamento. É comum ouvir frases de espanto, como "O que é isto?" ou "Isso é arte?", quando se visita uma mostra ou um museu atualmente. Em março, a Continuum procura entender a razão desse sentimento. Pistas foram dadas em reportagens e nas falas de críticos, historiadores e artistas.

A partir dessa edição, a revista passa a ser bimestral. Com mais páginas na versão impressa, ela terá também mais atualizações no site. Além disso, foram criadas novas seções, como a Arena, que traz opiniões divergentes sobre um assunto específico, a Mirada, com assuntos latino-americanos, o Balaio, com indicações de livros, músicas e sites, entre outros. E a Área Livre agora é sua. Ela será preenchida, a cada edição, com trabalhos enviados pelos leitores. Participe (clique aqui para saber como) e opine, enviando sua sugestão, elogio ou reclamação para continuum@itaucultural.org.br. Para obter a versão impressa da revista, visite a sede do instituto, na Avenida Paulista, 149.


localização contato newsletter imprensa trabalhe conosco itaú social banco itaú     
rss itaú cultural