Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Entreolhares – Comida, como Arte

Oficina propõe descobrir plantas não convencionais e o uso artístico dos alimentos

Publicado em 13/07/2018

Atualizado às 11:47 de 03/08/2018

O Entreolhares – programa de formação em artes visuais promovido pelo Itaú Cultural – convida o público a descobrir os alimentos como instrumento de arte. De 7 a 9 de agosto, das 18h às 22h, a nutricionista Neide Rigo e o artista visual Andrés Sandoval propõem explorar as cores, as formas e as possibilidades estéticas de vegetais comestíveis.

Com foco na culinária Panc – sigla de plantas alimentícias não convencionais –, a oficina mostra como utilizar pigmentos na cozinha, demonstrando esse uso por meio de massas, chás e beijus. Além disso, são apresentados modos de usar alimentos na composição de imagens artísticas, a partir de técnicas desenvolvidas por Sandoval.

A atividade oferece 20 vagas. Para participar, inscreva-se até 26 de julho por este formulário. A divulgação dos selecionados ocorre em 1º de agosto.

Ministrantes

Neide Rigo formou-se em nutrição, após uma passagem pelas artes plásticas. Pesquisa e divulga novos ingredientes – por exemplo, espécies vegetais negligenciadas. É colunista do caderno Paladar, de O Estado de S. Paulo, autora do blog Come-se e cofundadora da Horta Comunitária City Lapa, voltada para o aromático e o medicinal, além de promover o PancNaCity, projeto de expedições urbanas para reconhecimento de plantas alimentícias. Também é curadora do Comer É Panc, no Sesc Pompeia, que ocorre até novembro.

Andrés Sandoval é artista gráfico, formado em arquitetura. Atua em diversos suportes, desde murais e pisos até estampas e livros infantis. Tem mais de 30 livros publicados e é ilustrador, desde 2006, da seção Esquina da revista piauí. Participou da X Bienal de Arquitetura de São Paulo e da exposição Cidade Gráfica, do Itaú Cultural, com o projeto Empenas. Seus desenhos foram publicados pelas editoras Companhia das Letras, Cosac Naify, Ubu Editora e Planeta Tangerina, além da revista The New Yorker.

Entreolhares – Comida, como Arte [com interpretação em Libras]
terça 7 a quinta 9 de agosto de 2018
às 18h
[duração aproximada: 240 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 20 vagas

[livre para todos os públicos]

Se o inscrito precisar de intérprete na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou de audiodescrição, poderá solicitar no formulário.

Compartilhe