Itaú Cultural – 29 anos de fomento à arte e à cultura do Brasil de forma gratuita_

O Itaú Cultural é o braço institucional do Banco Itaú voltado para a pesquisa, mapeamento, incentivo, produção e difusão da cultura brasileira, em todas as suas áreas de expressão. Em 2015, a instituição executou um orçamento de R$ 83,2 milhões. Desse total, R$ 14,7 milhões foram recursos utilizados por meio da Lei Rouanet. Como o instituto adota o Artigo 26 do referido instrumento legal, que não permite 100% de isenção fiscal; desses R$ 14,7 milhões, cerca de R$ 6 milhões geraram abatimento fiscal no Imposto de Renda para o mantenedor da instituição. De 2005 a 2015, o orçamento do Itaú Cultural foi de R$ 561,3 milhões, dos quais R$260,6 milhões utilizaram benefícios da Lei Rouanet, resultando em isenção fiscal de 208,5 milhões.

 

O Itaú Cultural mantém intensa programação gratuita, tanto em sua sede em São Paulo, quanto em equipamentos culturais parceiros em todo o país e por meio de transmissão on-line das iniciativas. São exposições, mostras de cinema, espetáculos de artes cênicas, atividades literárias, shows de música, programas educativos, cursos para professores, entre outros, com foco no desenvolvimento da arte e da cultura brasileiras. O instituto também investe cada vez mais na acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Desde o início de sua história, o Itaú Cultural promoveu aproximadamente 6,5 mil atividades dessa natureza, inclusive com abrangência internacional. Até o final de 2015, cerca de nove milhões de pessoas haviam sido impactadas pelos projetos promovidos pelo instituto ao longo dos quase trinta anos da sua existência.

 

O Itaú Cultural também é grande produtor de conteúdo para o público não presencial. A maioria de suas atividades conta com desdobramentos virtuais. Em 2015, o site do instituto recebeu cerca de doze milhões de acessos únicos. O instituto também investe cada vez mais nas redes sociais e nas divulgações online. Entre estas iniciativas, disponibiliza ainda a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. Considerada o maior compêndio de artes brasileiras na web, reúne bases de dados com cerca de duzentos mil registros de artistas, instituições, grupos, exposições, espetáculos e obras. Entre janeiro e setembro de 2016, recebeu mais de dez milhões de acessos únicos em seu endereço. Os registros se desenvolvem a partir de oito mil verbetes com textos descritivos e analíticos, parte deles traduzidos para o espanhol, francês e inglês e alimentados por uma equipe com mais de oitenta especialistas – entre consultores, pesquisadores, especialistas, redatores, revisores e tradutores.

 

Desde 1997, o Itaú Cultural realiza um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o programa Rumos. A iniciativa já recebeu mais de 52 mil inscrições desde a sua primeira edição e já apoiou mais de 1,3 mil projetos em artes visuais, arte e tecnologia, cinema e vídeo, dança, educação, literatura, jornalismo cultural, música, teatro e pesquisa. Esse conteúdo impactou mais de 6 milhões de espectadores em todo o país.

 

Em seu portfólio, o instituto registra 748 títulos publicados – entre CDs, DVDs, CD-ROMs, vídeos, livros e enciclopédias. Eles são distribuídos gratuitamente a bibliotecas, escolas públicas, instituições culturais, emissoras de rádio e TV, pública e comunitária, e pesquisadores em todo o Brasil. Até hoje, foram entregues a esses destinatários cerca de 960 mil produtos.

No campo da formação acadêmica, por meio do Observatório Itaú Cultural, há quase dez anos o instituto vem oferecendo o curso de Especialização em Gestão de Políticas Culturais em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, Espanha, cujas aulas são ministradas em fases pela web e outras presenciais. O curso recebeu mais de 10,5 mil inscrições dos mais diversos estados do país e atendeu mais de 360 alunos.

 

Ainda no âmbito da gestão, foi criada a Semana de Gestão e Políticas Culturais, em que o instituto vai até as localidades. Desde a sua criação, em 2008, o curso de quarenta horas beneficiou cerca de três mil profissionais ligados às áreas culturais entre as 25 cidades por onde passou: São Luiz (MA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Macapá (AP), Recife (PE), Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Presidente Prudente (SP), Belo Horizonte (MG), Janaúba (MG), Feira de Santana (BA), Crato (CE) e Canoas (RS).

 

A proposta desse curso rápido é realizar uma formação de produtores e gestores culturais para que possam lidar melhor com as especificidades da gestão cultural, compreender as diversas demandas de sua região, e os desafios da atualidade.

 

Em 2016, o Itaú Cultural criou a Cátedra Olavo Setubal, primeira na Universidade de São Paulo para discutir questões do universo das artes e da gestão cultural, além de temas científicos e sociais. Criada em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), com duração mínima de cinco anos, tem como primeiro titular o cientista político, filósofo, diplomata e primeiro titular da cátedra Sérgio Paulo Rouanet.

 

Em outra frente, desde 2011 o Itaú Cultural faz a gestão do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, uma das maiores casas de arte e cultura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. A casa ganhou nova vida, popularizou os preços dos ingressos, passou a receber uma programação mais eclética e ampliou o seu público. Todo o custeio da operação é feito sem uso de leis de incentivo à cultura.

 

Além da programação, que entre 2011 e 2015 recebeu mais de um milhão de espectadores em 783 apresentações, o Auditório abriga uma escola de música, a Escola do Auditório, que atualmente atende cerca de 170 crianças e adolescentes vindos da rede pública de ensino. Aos alunos é oferecido um curso livre de música e uma bolsa mensal que ajuda a custear o seu transporte e alimentação. A EA já formou três turmas com 44 alunos – dezessete deles, se formaram em 2015.

 

Com iniciativas desta natureza, o Itaú Cultural reafirma seu estreito compromisso com a cultura brasileira, atuando em um tripé que se calca no incentivo à arte e cultura no país, na democratização e ampliação do acesso às atividades culturais entre os brasileiros e na preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil de modo a formar um legado perene.

2016 -  DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO

O Itaú Cultural é o braço institucional do Banco Itaú voltado para a pesquisa, mapeamento, incentivo, produção e difusão da cultura brasileira, em todas as suas áreas de expressão. Em 2015, a instituição executou um orçamento de R$ 83,2 milhões. Desse total, R$ 14,7 milhões foram recursos utilizados por meio da Lei Rouanet. Como o instituto adota o Artigo 26 do referido instrumento legal, que não permite 100% de isenção fiscal; desses R$ 14,7 milhões, cerca de R$ 6 milhões geraram abatimento fiscal no Imposto de Renda para o mantenedor da instituição. De 2005 a 2015, o orçamento do Itaú Cultural foi de R$ 561,3 milhões, dos quais R$260,6 milhões utilizaram benefícios da Lei Rouanet, resultando em isenção fiscal de 208,5 milhões.

 

O Itaú Cultural mantém intensa programação gratuita, tanto em sua sede em São Paulo, quanto em equipamentos culturais parceiros em todo o país e por meio de transmissão on-line das iniciativas. São exposições, mostras de cinema, espetáculos de artes cênicas, atividades literárias, shows de música, programas educativos, cursos para professores, entre outros, com foco no desenvolvimento da arte e da cultura brasileiras. O instituto também investe cada vez mais na acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Desde o início de sua história, o Itaú Cultural promoveu aproximadamente 6,5 mil atividades dessa natureza, inclusive com abrangência internacional. Até o final de 2015, cerca de nove milhões de pessoas haviam sido impactadas pelos projetos promovidos pelo instituto ao longo dos quase trinta anos da sua existência.

 

O Itaú Cultural também é grande produtor de conteúdo para o público não presencial. A maioria de suas atividades conta com desdobramentos virtuais. Em 2015, o site do instituto recebeu cerca de doze milhões de acessos únicos. O instituto também investe cada vez mais nas redes sociais e nas divulgações online. Entre estas iniciativas, disponibiliza ainda a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. Considerada o maior compêndio de artes brasileiras na web, reúne bases de dados com cerca de duzentos mil registros de artistas, instituições, grupos, exposições, espetáculos e obras. Entre janeiro e setembro de 2016, recebeu mais de dez milhões de acessos únicos em seu endereço. Os registros se desenvolvem a partir de oito mil verbetes com textos descritivos e analíticos, parte deles traduzidos para o espanhol, francês e inglês e alimentados por uma equipe com mais de oitenta especialistas – entre consultores, pesquisadores, especialistas, redatores, revisores e tradutores.

 

Desde 1997, o Itaú Cultural realiza um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o programa Rumos. A iniciativa já recebeu mais de 52 mil inscrições desde a sua primeira edição e já apoiou mais de 1,3 mil projetos em artes visuais, arte e tecnologia, cinema e vídeo, dança, educação, literatura, jornalismo cultural, música, teatro e pesquisa. Esse conteúdo impactou mais de 6 milhões de espectadores em todo o país.

 

Em seu portfólio, o instituto registra 748 títulos publicados – entre CDs, DVDs, CD-ROMs, vídeos, livros e enciclopédias. Eles são distribuídos gratuitamente a bibliotecas, escolas públicas, instituições culturais, emissoras de rádio e TV, pública e comunitária, e pesquisadores em todo o Brasil. Até hoje, foram entregues a esses destinatários cerca de 960 mil produtos.

 

No campo da formação acadêmica, por meio do Observatório Itaú Cultural, há quase dez anos o instituto vem oferecendo o curso de Especialização em Gestão de Políticas Culturais em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, Espanha, cujas aulas são ministradas em fases pela web e outras presenciais. O curso recebeu mais de 10,5 mil inscrições dos mais diversos estados do país e atendeu mais de 360 alunos.

 

Ainda no âmbito da gestão, foi criada a Semana de Gestão e Políticas Culturais, em que o instituto vai até as localidades. Desde a sua criação, em 2008, o curso de quarenta horas beneficiou cerca de três mil profissionais ligados às áreas culturais entre as 25 cidades por onde passou: São Luiz (MA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Macapá (AP), Recife (PE), Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Presidente Prudente (SP), Belo Horizonte (MG), Janaúba (MG), Feira de Santana (BA), Crato (CE) e Canoas (RS).

 

A proposta desse curso rápido é realizar uma formação de produtores e gestores culturais para que possam lidar melhor com as especificidades da gestão cultural, compreender as diversas demandas de sua região, e os desafios da atualidade.

 

Em 2016, o Itaú Cultural criou a Cátedra Olavo Setubal, primeira na Universidade de São Paulo para discutir questões do universo das artes e da gestão cultural, além de temas científicos e sociais. Criada em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), com duração mínima de cinco anos, tem como primeiro titular o cientista político, filósofo, diplomata e primeiro titular da cátedra Sérgio Paulo Rouanet.

 

Em outra frente, desde 2011 o Itaú Cultural faz a gestão do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, uma das maiores casas de arte e cultura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. A casa ganhou nova vida, popularizou os preços dos ingressos, passou a receber uma programação mais eclética e ampliou o seu público. Todo o custeio da operação é feito sem uso de leis de incentivo à cultura.

 

Além da programação, que entre 2011 e 2015 recebeu mais de um milhão de espectadores em 783 apresentações, o Auditório abriga uma escola de música, a Escola do Auditório, que atualmente atende cerca de 170 crianças e adolescentes vindos da rede pública de ensino. Aos alunos é oferecido um curso livre de música e uma bolsa mensal que ajuda a custear o seu transporte e alimentação. A EA já formou três turmas com 44 alunos – dezessete deles, se formaram em 2015.

 

Com iniciativas desta natureza, o Itaú Cultural reafirma seu estreito compromisso com a cultura brasileira, atuando em um tripé que se calca no incentivo à arte e cultura no país, na democratização e ampliação do acesso às atividades culturais entre os brasileiros e na preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil de modo a formar um legado perene.

2016 -  DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO

Itaú Cultural – 29 anos de fomento à arte e à cultura do Brasil de forma gratuita_

O Itaú Cultural é o braço institucional do Banco Itaú voltado para a pesquisa, mapeamento, incentivo, produção e difusão da cultura brasileira, em todas as suas áreas de expressão. Em 2015, a instituição executou um orçamento de R$ 83,2 milhões. Desse total, R$ 14,7 milhões foram recursos utilizados por meio da Lei Rouanet. Como o instituto adota o Artigo 26 do referido instrumento legal, que não permite 100% de isenção fiscal; desses R$ 14,7 milhões, cerca de R$ 6 milhões geraram abatimento fiscal no Imposto de Renda para o mantenedor da instituição. De 2005 a 2015, o orçamento do Itaú Cultural foi de R$ 561,3 milhões, dos quais R$260,6 milhões utilizaram benefícios da Lei Rouanet, resultando em isenção fiscal de 208,5 milhões.

 

O Itaú Cultural mantém intensa programação gratuita, tanto em sua sede em São Paulo, quanto em equipamentos culturais parceiros em todo o país e por meio de transmissão on-line das iniciativas. São exposições, mostras de cinema, espetáculos de artes cênicas, atividades literárias, shows de música, programas educativos, cursos para professores, entre outros, com foco no desenvolvimento da arte e da cultura brasileiras. O instituto também investe cada vez mais na acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Desde o início de sua história, o Itaú Cultural promoveu aproximadamente 6,5 mil atividades dessa natureza, inclusive com abrangência internacional. Até o final de 2015, cerca de nove milhões de pessoas haviam sido impactadas pelos projetos promovidos pelo instituto ao longo dos quase trinta anos da sua existência.

 

O Itaú Cultural também é grande produtor de conteúdo para o público não presencial. A maioria de suas atividades conta com desdobramentos virtuais. Em 2015, o site do instituto recebeu cerca de doze milhões de acessos únicos. O instituto também investe cada vez mais nas redes sociais e nas divulgações online. Entre estas iniciativas, disponibiliza ainda a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. Considerada o maior compêndio de artes brasileiras na web, reúne bases de dados com cerca de duzentos mil registros de artistas, instituições, grupos, exposições, espetáculos e obras. Entre janeiro e setembro de 2016, recebeu mais de dez milhões de acessos únicos em seu endereço. Os registros se desenvolvem a partir de oito mil verbetes com textos descritivos e analíticos, parte deles traduzidos para o espanhol, francês e inglês e alimentados por uma equipe com mais de oitenta especialistas – entre consultores, pesquisadores, especialistas, redatores, revisores e tradutores.

 

Desde 1997, o Itaú Cultural realiza um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o programa Rumos. A iniciativa já recebeu mais de 52 mil inscrições desde a sua primeira edição e já apoiou mais de 1,3 mil projetos em artes visuais, arte e tecnologia, cinema e vídeo, dança, educação, literatura, jornalismo cultural, música, teatro e pesquisa. Esse conteúdo impactou mais de 6 milhões de espectadores em todo o país.

 

Em seu portfólio, o instituto registra 748 títulos publicados – entre CDs, DVDs, CD-ROMs, vídeos, livros e enciclopédias. Eles são distribuídos gratuitamente a bibliotecas, escolas públicas, instituições culturais, emissoras de rádio e TV, pública e comunitária, e pesquisadores em todo o Brasil. Até hoje, foram entregues a esses destinatários cerca de 960 mil produtos.

 

No campo da formação acadêmica, por meio do Observatório Itaú Cultural, há quase dez anos o instituto vem oferecendo o curso de Especialização em Gestão de Políticas Culturais em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, Espanha, cujas aulas são ministradas em fases pela web e outras presenciais. O curso recebeu mais de 10,5 mil inscrições dos mais diversos estados do país e atendeu mais de 360 alunos.

 

Ainda no âmbito da gestão, foi criada a Semana de Gestão e Políticas Culturais, em que o instituto vai até as localidades. Desde a sua criação, em 2008, o curso de quarenta horas beneficiou cerca de três mil profissionais ligados às áreas culturais entre as 25 cidades por onde passou: São Luiz (MA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Macapá (AP), Recife (PE), Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Presidente Prudente (SP), Belo Horizonte (MG), Janaúba (MG), Feira de Santana (BA), Crato (CE) e Canoas (RS).

 

A proposta desse curso rápido é realizar uma formação de produtores e gestores culturais para que possam lidar melhor com as especificidades da gestão cultural, compreender as diversas demandas de sua região, e os desafios da atualidade.

 

Em 2016, o Itaú Cultural criou a Cátedra Olavo Setubal, primeira na Universidade de São Paulo para discutir questões do universo das artes e da gestão cultural, além de temas científicos e sociais. Criada em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), com duração mínima de cinco anos, tem como primeiro titular o cientista político, filósofo, diplomata e primeiro titular da cátedra Sérgio Paulo Rouanet.

 

Em outra frente, desde 2011 o Itaú Cultural faz a gestão do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, uma das maiores casas de arte e cultura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. A casa ganhou nova vida, popularizou os preços dos ingressos, passou a receber uma programação mais eclética e ampliou o seu público. Todo o custeio da operação é feito sem uso de leis de incentivo à cultura.

 

Além da programação, que entre 2011 e 2015 recebeu mais de um milhão de espectadores em 783 apresentações, o Auditório abriga uma escola de música, a Escola do Auditório, que atualmente atende cerca de 170 crianças e adolescentes vindos da rede pública de ensino. Aos alunos é oferecido um curso livre de música e uma bolsa mensal que ajuda a custear o seu transporte e alimentação. A EA já formou três turmas com 44 alunos – dezessete deles, se formaram em 2015.

 

Com iniciativas desta natureza, o Itaú Cultural reafirma seu estreito compromisso com a cultura brasileira, atuando em um tripé que se calca no incentivo à arte e cultura no país, na democratização e ampliação do acesso às atividades culturais entre os brasileiros e na preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil de modo a formar um legado perene.