Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Itaú Cultural estará no Salão do Livro de Paris 2015

O Salão do Livro de Paris acontece entre os dias 20 e 23 de março. Logo após a fala do ministro da Cultura Juca Ferreira, no estande do...

Publicado em 16/03/2015

Atualizado às 18:45 de 21/08/2017

O Salão do Livro de Paris acontece entre os dias 20 e 23 de março. Logo após a fala do ministro da Cultura Juca Ferreira, no estande do Brasil, será realizada uma mesa sobre o Conexões Itaú Cultural, seguida do lançamento da nova edição da revista Machado de Assis Magazine – Literatura Brasileira em Tradução.

Conexões Itaú Cultural

A conversa, prevista para começar às 10h15, irá apresentar informações do mapeamento Conexões Itaú Cultural, destacando os dados que revelam o perfil do “novo brasilianista” e que sugerem ações para uma política de internacionalização da literatura brasileira.

Os debatedores convidados são Pierre Rivas (coordenador de coleções da Éditions Petra) e os consultores do Conexões Itaú Cultural: o antropólogo Felipe Lindoso e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) João Cezar de Castro Rocha. 

Machado de Assis Magazine

Lançada em outubro de 2012, a Machado de Assis Magazine – Literatura Brasileira em Tradução é uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Itaú Cultural como instrumento para a divulgação da literatura brasileira no exterior.

O lançamento do número 6 da revista acontece no Salão do Livro, com uma mesa de apresentação da publicação, de seus objetivos e dos autores selecionados para a edição. Nesse número, os textos são traduzidos para o inglês e o espanhol e, excepcionalmente, também para o francês.

Os debatedores convidados são Renato Lessa (presidente da Fundação Biblioteca Nacional), Jefferson Assumpção, diretor de livro, leitura, literatura e bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), e o escritor Fernando Morais, com mediação de Felipe Lindoso (editor da Machado de Assis Magazine).

Desde a primeira edição, em 2012, até janeiro deste ano, o site da revista registra 722.557 visitantes únicos e a realização de 44.611 downloads de publicações.

 

O acesso será livre ao público do salão, sem necessidade de inscrição antecipada. O idioma das mesas será o português. A programação completa do estande do Brasil no evento pode ser lida aqui.

Compartilhe