Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Itaú Cultural na Flip

Instituto promove debates e exibição de filmes na Festa Literária Internacional de Paraty

Publicado em 30/06/2015

Atualizado às 15:22 de 13/01/2021

Entre os dias 1o e 4 de julho, o Itaú Cultural participa da programação da 13a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Assista à transmissão ao vivo (os horários das mesas que serão transmitidas estão disponíveis no final da matéria):

Selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural com o projeto Quebras – que vem realizando oficinas de criação literária em cidades distantes dos grandes centros –, o escritor Marcelino Freire é um dos convidados do debate de pré-abertura do evento. Voltado para a imprensa e marcado para o dia 1o, o encontro aborda justamente a produção literária nacional fora dos eixos tradicionais e ainda conta com a presença de Tânia Rösing, criadora da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, e Felipe Lindoso, consultor de políticas públicas para o livro e a leitura e membro da equipe do programa Conexões Itaú Cultural – Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior.

Marcelino ainda integra, no dia 2, a mesa Do Angu ao Kaos. Na ocasião, ele e o músico – e também escritor – Jorge Mautner se reúnem para ler e comentar alguns dos seus livros, como Angu de Sangue (2000) e Fundamentos do Kaos (1985), respectivamente.

E a programação do Itaú Cultural na festa literária prossegue com as Noites de Cinema. Do dia 2 ao 4, o público pode conferir algumas das obras audiovisuais produzidas com o apoio do instituto: A Paixão de JL, documentário de Carlos Nader centrado no diário em áudio mantido pelo artista Leonilson ao longo dos seus últimos três anos de vida; Vilanova Artigas – o Arquiteto e a Luz, outro documentário, focado na trajetória do arquiteto João Batista Vilanova Artigas – tema também de exposição em cartaz na sede do Itaú Cultural; e os quatro episódios da minissérie de ficção A Vida Começa..., feita para a TV.

Saiba mais sobre as atividades na aba Programação.

Além da mesa Do Angu ao Kaos, uma série de encontros da Flip serão transmitidos ao vivo pelo site do Itaú Cultural. São eles:

quarta 1, às 19h | sessão de abertura: As Margens de Mário
A escritora e crítica literária argentina Beatriz Sarlo e os professores brasileiros Eliane Robert Moraes e Eduardo Jardim falam sobre Mário de Andrade, homenageado desta edição da Flip.

quinta 2, às 10h | mesa 1: A Cidade e o Território
Os poetas Antonio Risério e Eucanaã Ferraz põem em diálogo a arquitetura e a literatura brasileira.

quinta 2, às 12h | mesa Zé Kleber: Falando Alemão
Encontro realizado em homenagem ao poeta, ativista, ator e agitador cultural paratiense Zé Kleber (1932-1989) reúne os artistas Deocleciano Moura Faião, Geovani Martins e Katjusch Hœ – revelados em oficinas de poesia, fotografia e edição promovidas pelo Laboratório Setor X em locais como o Complexo do Alemão, a Rocinha e a Biblioteca Parque de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

sexta 3, às 10h | mesa 6: Encontro com Boris Fausto
O historiador fala sobre o comovente – e autoirônico – diário em que registrou a dor causada pela morte de sua companheira de vida inteira, em 2010.

sexta 3, às 17h15 | mesa 9: Escrever ao Sul
Expoente da literatura africana, o queniano Ngũgĩ wa Thiong’o se encontra com o romancista australiano Richard Flanagan, ganhador do Booker Prize em 2014, para discutir questões como colonialismo e neocolonialismo, identidade nacional e construção da língua literária – alguns dos muitos pontos em comum entre as jovens e diversas literaturas do Hemisfério Sul.

sábado 4, às 10h | mesa 12: Turistas Aprendizes
Publicado postumamente em 1976, O Turista Aprendiz talvez seja o livro de Mário de Andrade que mais fala ao grande público dos dias de hoje – por sua leveza e pelas múltiplas portas de entrada que a literatura de viagem oferece. Renovadoras do gênero, a crítica literária argentina Beatriz Sarlo e a escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho abrem as páginas de seus diários de viagem.

sábado 4, às 12h | mesa 13: Encontro com David Hare
Uma conversa com o influente dramaturgo e comentarista político inglês que, desde 1968, escrutina em suas peças os destinos políticos da sociedade britânica.

sábado 4, às 21h30 | mesa 17: Desperdiçando o Verso
Com uma sólida obra poética – filha da poesia com o rock –, Arnaldo Antunes se encontra com a cantora, compositora e poeta estreante Karina Buhr.

domingo 5, às 12h | mesa 19: De Frente para o Crime
O cubano Leonardo Padura, autor de tramas baseadas na história política do século XX, e a britânica Sophie Hannah, escolhida para dar seguimento à série de aventuras de Hercule Poirot – detetive criado por Agatha Christie (1890-1976) – falam sobre o romance de detetive, gênero que conquista leitores de todos os perfis e permanece central na literatura contemporânea.

domingo 5, às 14h | conferência de encerramento
Mário de Andrade segundo um de seus grandes leitores, o escritor e músico José Miguel Wisnik.

Itaú Cultural na Flip
quarta 1 a sábado 4 de julho de 2015

Compartilhe