Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Itinerâncias de uma Jovem Caixeira pelas Cantigas, Lugares e Mulheres Cantadeiras Escondidas no Maranhão

Bartira Helena Reis de Menezes Brasil/São Paulo/São Paulo Regiões impactadas: Maranhão/São Paulo O projeto propõe a realização de um...

Publicado em 03/02/2017

Atualizado às 10:39 de 03/08/2018

Bartira Helena Reis de Menezes

Brasil/São Paulo/São Paulo
Regiões impactadas: Maranhão/São Paulo

O projeto propõe a realização de um documentário sobre as festas do Divino Espírito Santo em cidades do interior do Maranhão, cujas personagens de destaque são as mulheres caixeiras – que conhecem todas as partes do ritual e cantam e tocam ao longo da celebração. Bartira Helena Reis de Menezes, que comanda o documentário, acompanha a festa desde sua infância e se tornou caixeira na Casa Fanti-Ashanti, ligada ao tambor de mina e ao candomblé – no Maranhão, as festas do Divino Espírito Santo, além de serem uma celebração cristã, fazem parte do calendário de festividades de religiões afro-brasileiras.

No filme, que terá entrevistas com as mulheres caixeiras e cenas da festa, Bartira percorrerá diversas cidades onde o festejo acontece. A ideia é costurar a sabedoria das gerações mais velhas de mulheres caixeiras com a vivência da própria produtora, conferindo ao documentário o olhar de uma “herdeira da tradição”.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe