Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Jazz Sinfônica | INGRESSOS ESGOTADOS

O grupo dá sequência às comemorações de seus 25 anos

Publicado em 06/11/2015

Atualizado às 21:09 de 02/08/2018

Atenção: no dia 28 de novembro (sábado), às 20h, será inaugurada a tradicional árvore de Natal localizada na Avenida Pedro Álvares Cabral. A partir dessa data, podem ocorrer alterações ou interdições no sistema viário da região realizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sem aviso prévio. É recomendável o uso de meios de transportes públicos (ônibus, metrô, táxi, bicicleta) para acessar as imediações do Auditório Ibirapuera. 

A Orquestra Jazz Sinfônica sobe ao palco para realizar o concerto Jazz Sinfônica 25 Anos, sob regência dos maestros João Maurício Galindo e Fábio Prado. O espetáculo, que encerra a temporada 2015 de apresentações no palco do Auditório Ibirapuera – iniciada em abril –, é parte das celebrações dos 25 anos de atividade do conjunto sinfônico, que durante este ano levou ao público o fino da música popular e relembrou a própria história.

O repertório – formado por composições de grandes artistas, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Pixinguinha, Astor Piazzolla, Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro, e que fazem parte da trajetória da Jazz Sinfônica – conta com arranjos de Luiz Arruda Paes, Fábio Prado, Alexandre Mihanovich e Cintia Zanco, entre outros nomes.

Unindo a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz, a Orquestra Jazz Sinfônica, idealizada em 1989 pelo músico Arrigo Barnabé – que queria resgatar as tradições das antigas orquestras de rádio e televisão (de 1930 a 1960) –, foi criada um ano depois pela Secretaria de Estado da Cultura. Tem como objetivo manter viva a tradição das orquestras das décadas de 1940 e 1950 e levar ao espectador música brasileira com roupagem sinfônica.

João Maurício Galindo
João Maurício Galindo é graduado em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-graduado em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Está à frente da Jazz Sinfônica desde agosto de 2000 e também é regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, além de atuar como convidado à frente da Sinfônica de Campinas, da Sinfônica do Paraná, da Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro, da Filarmônica de Belgrado (Sérvia), da Orquestra Sinfônica de Roma e da Sinfônica de Bari (Itália). Foi regente da Orquestra de Alunos dos Festivais de Campos do Jordão em 1998, 2000 e 2002. Mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo – Pergunte ao Maestro eEncontro com o Maestro – e apresenta Pré-Estreia na TV Cultura. Em 2009 publicou o livro Música, Pare para Ouvir (Editora Melhoramentos).

Fábio Prado
Fábio Prado é maestro e arranjador. Iniciou sua vida musical em 1977, participando da comunidade Coral Luther King. Em 1980 começou a estudar trompa no Conservatório do Brooklin, com o professor Mário Rocha. Logo passou a tocar em orquestras, com destaque para a Orquestra Sinfônica de Paraíba [Ospa (1982-1983)], a Orquestra Sinfônica de Campinas (1984-1987), a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo [Osesp (1988-1997)] e a Orquestra Jazz Sinfônica (1997-2004). Ganhou prêmios nos concursos de jovens solistas da Osesp, da Ospa e da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo (OSJMSP). Em 1998 começou seus estudos de arranjo e regência. No fim deste ano estreia como maestro à frente das orquestras Jazz Sinfônica e Sinfonia Cultura. Estudou com Roberto Tibiriçá, Lutero Rodrigues, Aylton Escobar e Ira Levin e teve aulas de orquestração com Cyro Pereira. Em 2005 tornou-se maestro-assistente da Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2009 recebeu o título de mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com a dissertação O Carinhoso de Cyro Pereira: Arranjo ou Composição?. Atualmente também ministra cursos e palestras sobre regência, arranjo/orquestração e história da música.

Jazz Sinfônica
sexta 27 e sábado 28 de novembro de 2015
às 21h
duração: 90 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[indicado para maiores de 10 anos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 2330 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe