Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

João Gilberto como compositor interpretado por Ithamara Koorax

A Jazz Sinfônica participa do show. Ithamara foi considerada uma das três maiores intérpretes de jazz pela imprensa especializada

Publicado em 21/09/2012

Atualizado às 20:28 de 02/08/2018

Considerada em 2008 e 2009 uma das três maiores cantoras de jazz pela revista Downbeat, especialista no gênero, Ithamara Koorax se apresenta no palco do Auditório Ibirapuera nos dias 28 e 29 de setembro, sexta e sábado, às 21h. O show é uma versão sinfônica do álbum Bim Bom: The Complete João Gilberto Songbook, que se dedica à obra do músico João Gilberto, criador da bossa nova. Participa da apresentação a Jazz Sinfônica – grupo com quem, em 2005, Ithamara fez “um dos melhores espetáculos da sua carreira, uma noite emocionante”, afirmou a artista.

A cantora já gravou 15 discos, sendo o mais recente Got to Be Real (2012). E já tocou com Hermeto Pascoal (que lhe ensinou que “a música é universal”), Tom Jobim, Airto Moreira, Ron Carter, Larry Coryell e John McLaughlin. “Só faltava me dedicar à obra do João”, afirmou ao Álbum Itaú Cultural, “não fazendo uma imitação, como tantos e tantas já fizeram, do jeito dele cantar. Mas trazendo à tona a sua criação como compositor, relegada a segundo plano injustamente”.

O álbum Bim Bom: The Complete João Gilberto Songbook, gravado em 2008, abrange as composições completas de João Gilberto – com Ithamara nos vocais e Juarez Moreira no violão – e conta com 11 músicas. A canção que dá título ao disco foi parte do compacto que, segundo Mario Sergio Conti, “inicia a bossa nova”. Nela podemos ver, diz Ithamara, toda a estética futura de João Gilberto já anunciada. A tracklist conta ainda com “Hô-Bá-Lá-Lá” e “Minha Saudade”, entre outras.

A Jazz Sinfônica, que acompanha Ithamara, é orquestra sinfônica e big band na mesma formação. Com direção artística de Cyro Pereira, João Maurício Galindo e Fábio Prado, o grupo também trabalhou com mestres como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Paulinho da Viola, Hermeto Pascoal e John Pizzarelli, entre outros. A regência será do maestro João Maurício Galindo.

A Música de João Gilberto, com Ithamara Koorax e Jazz Sinfônica
sexta 28 sábado 29 de setembro de 2012
às 21h
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos] L
Os ingressos podem ser adquiridos de duas maneiras:
Tickets for Fun (site ou telefone 11 4003 5588)
Bilheteria do Auditório
Horários de funcionamento:
terça a quinta: das 11h às 18h
sexta: das 11h às 22h
sábado: das 9h às 22h
domingo: das 9h às 20h

Compartilhe