Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Formação profissional na Área de Memória

Historiógrafa Ana Célia Navarro de Andrade apresenta palestra dia 21

Publicado em 06/08/2014

Atualizado às 21:01 de 02/08/2018

Organizado pelo Instituto Itaú Cultural e pela Fundação Bunge, as Jornadas Culturais trazem para o quinto evento do ano a palestra Formação do Profissional na Área de Memória, no dia 21 de agosto, na Sala Vermelha do instituto. Ministrado por Ana Célia Navarro de Andrade, o curso conta com 70 vagas e, para participar, os interessados poderão se inscrever aqui a partir do dia 6 de agosto.

Entre o final do século XX e o início do século XXI notamos um progressivo aumento na quantidade de centros de memória existentes no Brasil. Devido às especificidades desses centros, ocorre uma nítida predominância do profissional formado em História ocupando cargos que vão de técnicos a coordenadores, sem esquecer dos estagiários. Mas não é só de historiadores que vivem os centros de memória. A função dessa palestra é apresentar um rápido panorama dos profissionais que atuam em centros de memória e discorrer sobre a importância de sua formação na área dos arquivos.

Ana Célia Navarro de Andrade formou-se em história pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou seu mestrado em história social na mesma instituição, em 2000. Historiógrafa do Centro de Documentação e Informação Científica (Cedic), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), desde 1992, lá é responsável pelo Programa de Conservação e Reprografia. Andrade também é professora e membro do Grupo de Trabalho para a Avaliação dos Arquivos da PUC/SP e da coordenação executiva do Projeto Avaliação dos Arquivos da PUC/SP desde 2006. Coordena as Jornadas de Atualização Profissional da Associação de Arquivistas de São Paulo desde 2002, e as Oficinas Como Fazer desde 2000. Atualmente, é vice-presidente da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ/SP).

Em 2014, as Jornadas Culturais completam dez anos. Promovidas pela Fundação Bunge, formaram e atualizaram milhares de participantes. Neste ano, com a parceria do instituto, o objetivo é ampliar ainda mais o alcance das atividades.

A Fundação Bunge é responsável pelo Centro de Memória Bunge, um dos mais ricos acervos de memória empresarial do país, com 20 anos. O Itaú Cultural mantém o Centro de Memória, Documentação e Referência, publicou em 2013 um manual para a implantação de centros de memória (acesse o PDF aqui) e realizou o seminário internacional Centros de Memória – uma Contribuição para as Instituições e a Sociedade (confira os vídeos aqui). Além disso, mantém o blog Centros de Memória , local que reúne informações e eventos da área, no site do Itaú Cultural.

Jornadas Culturais 2014: Formação do Profissional na Área de Memória, com Ana Célia Navarro de Andrade
quinta 21 de agosto de 2014
das 9h às 16h
Sala Vermelha – 70 vagas

inscrições: a partir do dia 6 de agosto, neste link

Compartilhe