Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

José Carlos Avellar *1936+2016

O crítico de cinema, pesquisador e jornalista José Carlos Avellar morreu nesta sexta-feira, (18), aos 79 anos, no Rio de Janeiro (RJ). ...

Publicado em 18/03/2016

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

O crítico de cinema, pesquisador e jornalista José Carlos Avellar morreu nesta sexta-feira, (18), aos 79 anos, no Rio de Janeiro (RJ).

Nome fundamental da crítica brasileira, Avellar teve forte atuação cultural. Iniciou sua carreira nas redações, como desenhista, fotógrafo e diagramador, mas foi o interesse pelo cinema que o consagrou.

Publicou seis livros sobre o cinema brasileiro e latino-americano, entre eles O Chão da Palavra: Cinema e Literatura no Brasil, Glauber Rocha e A Ponte Clandestina – Teorias de Cinema na América Latina. Também exerceu funções como diretor de fotografia, produtor e montador, e ocupou postos de administração cultural do cinema brasileiro. Foi vice-diretor e diretor da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e vice-presidente da Associação Internacional dos Críticos de Cinema, entre outros.

Confira o depoimento (Parte 1/2 e Parte 2/2) gravado com José Carlos Avellar durante o evento Encontros de Cinema, realizado no Itaú Cultural em 2013. Em entrevista ao jornalista Gabriel Carneiro, Avellar fala da paixão pelo cinema, do circuito exibidor do Rio de Janeiro na época de sua juventude, do processo de avaliação de filmes como crítico, de sua relação com o cinema brasileiro e da transformação da crítica ao longo dos anos.

 

Parte 1/2:

 

Compartilhe