Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Juarez Moreira Quarteto

Apresentação conta com a participação do pianista João Donato

Publicado em 18/05/2016

Atualizado às 10:24 de 03/08/2018

O violonista e guitarrista Juarez Moreira sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, ao lado dos músicos e parceiros Esdra "Neném" (bateria), Kiko Mitre (baixo) e Chico Amaral (saxofone), para um espetáculo que conta ainda com a participação especial do pianista, acordeonista, arranjador e compositor João Donato.

“Nós admiramos o João Donato desde meninos”, diz Juarez. “As músicas dele fazem parte do nosso imaginário musical [...] Nós crescemos aprendendo a tocar com essas músicas – bossa nova, João Gilberto, João Donato. É um material muito íntimo de todos nós [...] de várias gerações aqui no Brasil.”

No espetáculo, os instrumentistas apresentam composições de nomes como Tom Jobim, além de canções autorais de Juarez e Donato, numa viagem musical por grandes obras da bossa nova, do jazz e da música brasileira. Sobre o repertório, o violonista conta que durante o processo de escolha enviou algumas canções para Donato e, juntos, foram escolhendo o que seria apresentado.

“Tem uma música de que, particularmente, eu gosto muito, que é do Luiz Bonfá [intitulada “Uma Prece”]”, conta Juarez. “Eu ouvia quando era menino [...] Um dia, sentado com o Donato num restaurante, jantando, falei sobre ela e ele disse que a tinha gravado nos anos 1950”, relembra. “Nós vamos tocá-la no show [...] É muito bonita. Eu tenho muito carinho por essa música.”

A respeito da amizade com João Donato, Juarez conta que o conheceu há um tempo, mas que só vieram a tocar juntos no ano passado. “A oportunidade surgiu durante um projeto aqui [em Minas Gerais, quando os artistas se apresentaram em um show gratuito] e eu o chamei para tocar também em São Paulo”, revela. “Nosso entendimento musical foi muito tranquilo, muito bacana, muito fácil.”

Mineiro de Guanhães, no interior de Minas Gerais, Juarez Moreira cresceu observando o pai tocar violão. Com 27 anos de carreira profissional, 13 discos e um DVD lançados, apresenta-se no Brasil e no exterior em diversas formações (solo, trio, quarteto e quinteto). O artista já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Egberto Gismonti, Naná Vasconcelos, Ivan Lins, Yamandu Costa e César Camargo Mariano, além de se apresentar em importantes templos da música, como o Lincoln Center, em Nova York, nos Estados Unidos (2012).

Em 2015, Juarez esteve em turnê na Suíça e na Alemanha com o show do disco Castelo, gravado com os músicos suíços Peter Scharli (trompetista) e Hans Feingenwinter (pianista) e lançado apenas na Europa. Neste ano, em Belo Horizonte, gravou o álbum Cuerdas del Sur, com Toninho Horta, Chiquito Braga, o argentino Luis Salinas e o chileno Christián Galvez. Atualmente, está em processo de gravação de um novo CD, dedicado a Tom Jobim. Juarez promete lançar ainda outro trabalho, no qual vai apresentar composições próprias com letras de nomes como Fernando Brant e Paulinho Pedra Azul e que contará com a participação de cantores convidados, como Mônica Salmaso, Alaíde Costa e Renato Braz.

Juarez Moreira Quarteto
sexta 3 de junho
às 21h
duração: 90 minutos (aproximadamente)

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe