Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Koellreutter 100 Anos: Música, Ensino e Memória

Fundação Koellreutter Preservação e divulgação de acervo São João del Rei / MG O projeto amplia o acesso físico e digital ao trabalho...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Fundação Koellreutter
Preservação e divulgação de acervo
São João del Rei/MG

O projeto amplia o acesso físico e digital ao trabalho do compositor e professor brasileiro de origem alemã Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005). A proposta é de Marcos Filho, presidente da Fundação Koellreutter – entidade ligada à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais –, Regina Helena Alves da Silva, historiadora, e Carlos Kater, professor, compositor e musicólogo.

O acervo sobre o compositor – manuscritos, obras, discos, livros etc. – está sendo higienizado e catalogado. Depois, será transferido para uma sala na Biblioteca Central do campus Tancredo Neves da UFSJ, mais propícia à pesquisa. Os materiais digitalizados estarão disponibilizados no portal koellreutter.org.

Além da preservação do acervo, o projeto produzirá conteúdo sobre a memória de Hans-Joachim Koellreutter por meio de depoimentos de ex-alunos e pessoas influenciadas por ele, como o professor e músico José Miguel Wisnik.

Flautista e regente, Koellreutter produziu obras em vários estilos, desde composições regionais até obras de experimentação formal. Desenvolveu um modo original de composição e, como educador, teve larga influência. Com ele estudaram Tom Zé, Rogério Duprat, Caetano Veloso, Tom Jobim e Gilberto Mendes, entre outros nomes.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe