Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Toda Poesia”, de Paulo Leminski

O evento conta com aula show de José Miguel Wisnik e participação de Estrela Leminski, Téo Ruiz e Swami Jr.

Publicado em 26/03/2013

Atualizado às 09:59 de 25/08/2021

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?

(“Razão de Ser”)

Em 8 de abril, às 19h30, ocorre no Itaú Cultural, em São Paulo, o lançamento de Toda Poesia, livro que reúne a obra poética completa do escritor e poeta Paulo Leminski. O evento conta com aula show do músico e professor de literatura brasileira José Miguel Wisnik, da qual participam os também músicos Estrela Leminski, filha do poeta, Téo Ruiz e Swami Jr.

Paulo Leminski nasceu em 1944, estreou como poeta em 1976 e viveu até 1989. Foi também romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta. Toda Poesia é a primeira antologia com toda sua produção. O livro dá a conhecer as várias facetas do escritor, desde a poesia concreta, de uma construção formal elaborada, até um lirismo bem coloquial.

Além dos poemas, a edição traz apresentação da poetisa Alice Ruiz, sua companheira por duas décadas, posfácio de Wisnik e um apêndice com textos de Leyla Perrone-Moisés, Haroldo de Campos e Caetano Veloso.

Conteúdo extra

Em 2009, Leminski foi homenageado no programa Ocupação – no hotsite, você lê alguns de seus poemas e vê entrevistas com ele e outras personalidades próximas dele e/ou de sua obra.

Um ano mais tarde, em 2010, foi lançado Ex Isto, filme de Cao Guimarães livremente inspirado no livro Catatau e que compõe a série Iconoclássicos. O longa será exibido nos dias 30 de março, às 18h, e 27 de abril, às 20h, na mostra “VER É UMA FÁBULA”. No site da série você pode ver o trailer.

Na aba Vídeos, você assiste também ao booktrailer de Toda Poesia, com a leitura de "contranarciso" por Arnaldo Antunes.

Toda Poesia, de Paulo Leminski
segunda 8 de abril
às 19h30

entrada franca – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Compartilhe