0 texto

No dia 28 de novembro, o livro Aunakĩ Kuwamutü – Kuwamutü que Criou o Mundo e Outras Histórias do Povo Mehinaku será lançado no Itaú Cultural. Resultado do projeto Histórias da Tradição, contemplado pelo Rumos 2015-2016, a obra é parte de uma proposta para a preservação da cultura indígena por meio da transcrição de histórias tradicionalmente contadas de pais para filhos.

O trabalho foi desenvolvido ao longo de dez meses, em parceria com a aldeia Uyaipiuku, do povo Mehinaku, nas margens do Rio Kurisevo, formador do Xingu. Todas as pessoas da comunidade foram convidadas para contribuir com o projeto, que além do livro registra conteúdo audiovisual. Entre todo o material recolhido, foram selecionadas 11 histórias para a composição da obra literária, que foi organizada pela jornalista Angela Pappiani e pela cientista social Inimá P. Lacerda.

O trabalho foi desenvolvido ao longo de dez meses - foto: DivulgaçãoO livro contém ilustrações realizadas pelos habitantes da aldeia - foto: Hélio NobreAldeia Uyaipiuku - foto: Hélio NobreA aldeia Uyaipiuku, do povo Mehinaku, fica nas margens do Rio Kurisevo - foto: Hélio Nobre

O intuito do livro é, além de contribuir para a preservação das histórias transmitidas pela forte tradição oral entre povos indígenas, fazer uso da força da palavra e da narrativa para aproximar aldeias e cidades. O evento contará com a presença de três representantes indígenas: o cacique da aldeia Uyaipiuku, Maykute Mehinaku; o tradutor Kumaiú Mehinaku; e o narrador e artista Aparitá Mehinaku.

O projeto contempla também um site, o historiasdatradicao.org, em que é possível conferir ilustrações dos artistas das aldeias e ouvir algumas das narrativas interpretadas por Cristiana Ceschi e Cristiano Meirelles, que também estarão presentes no evento para uma contação de histórias.

Lançamento do livro Aunakĩ Kuwamutü – Kuwamutü que Criou o Mundo e Outras Histórias do Povo Mehinaku
terça 28 de novembro de 2017
às 19h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares

Entrada gratuita

[sem distribuição de ingressos]

[classificação indicativa: livre]

 

Veja também
Highlight large helio nobre mehinaku 4

Rumos 2015-2016: Aldeia global

Terminar o dia ouvindo histórias de mulheres que se transformam em seres fantásticos, de animais com poderes mágicos e outros contos da...