Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lançamento do livro “O Enigma Orides”

Obra conta a história da poeta brasileira Orides Fontela

Publicado em 08/12/2015

Atualizado às 10:18 de 03/08/2018

Contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014, o romance-reportagem de Gustavo de Castro narra a trajetória da poeta paulista Orides Fontela (1940-1998). Na quarta-feira 16 de dezembro, o autor lança a obra. Resultado de quatro anos de trabalho – dois pesquisando e dois escrevendo –, o livro é baseado em histórias reais, transitando pelo jornalismo literário e flertando com a ficção.

No mesmo dia, é lançado também o volume Obras Completas de Orides Fontela – que traz 22 poemas inéditos descobertos por Gustavo em sua pesquisa. Os lançamentos contam com com sessão de autógrafos, coquetel e uma breve leitura de poemas de Orides, feita pelos escritores Alcides Villaça, Bruna Beber e Micheliny Verunschk, além da atriz Camila Márdila.

Nascida em 1940 em São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, a poeta começou a escrever aos 7 anos de idade. Aos 29, lançou seu primeiro livro, Transposição. Avessa às convenções sociais, elogiada pela crítica e pouco conhecida pelo público, a escritora teve sete livros publicados e ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia em 1983, por Alba.

O poeta, escritor, professor e jornalista cultural Gustavo de Castro foi apresentado à obra de Orides em 2004. Em 2009, iniciou sua busca por materiais inéditos da poeta no apartamento em que ela passou o final de sua vida, com a amiga Gerba, na Avenida São João. Ali encontrou anotações da escritora em folhas de papel soltas e na contracapa de livros.

O autor também entrevistou pessoas que tiveram ligação com a poeta, como Gerba, Renata Curzel – uma de suas melhores amigas – e os professores Antônio Candido e Davi Arrigucci Jr., ambos da Universidade de São Paulo (USP).

 

Lançamento do livro O Enigma de Orides
quarta 16 de dezembro de 2015
às 20h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) − 150 lugares

Entrada gratuita – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos]

Compartilhe