Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lançamento Rumos: O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos

Processo de elaboração do projeto será explicado em palestra

Publicado em 01/06/2016

Atualizado às 10:25 de 03/08/2018

Libras

Em 21 de junho, o projeto O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, contemplado pelo Rumos 2013-2014, será lançado no Itaú Cultural. O evento contará com uma palestra explicando o processo de elaboração do material contido no site e com a presença do pesquisador e professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior e da jornalista Clarice Hoffmann. A apresentação terá interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Em uma Recife na época Vargas, a repressão no campo das artes era minuciosa. As observações do Departamento de Ordem Política e Social de Pernambuco (Dops/PE) entre os anos de 1934 e 1958 incluem fichas de atores, músicos, estrangeiros e até mesmo estabelecimentos. O projeto reuniu esse material em um fichário para reconstruir a história das 429 pessoas investigadas, além de obter um panorama da cidade durante o período.

O site permitirá o acesso a um banco de dados com as fichas do Dops conservadas, além de subprojetos sobre as pessoas citadas nelas. Entre novembro de 2015 e janeiro de 2016, foram convidados artistas, escritores, designers, cineastas, programadores, pesquisadores e quaisquer outros interessados em criar narrativas para pensar criticamente as histórias que podem ser apreendidas do fichário.

Acesse o site aqui.

Lançamento Rumos: O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos
terça 21 de junho de 2016
às 19h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Vermelha (piso 2) – 80 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos para o público preferencial: duas horas antes do espetáculo; para o público não preferencial: uma hora antes do espetáculo

[livre para todos os públicos]

Compartilhe