Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lançamento Rumos: Posição Amorosa – Hudinilson Jr.

Livro homenageia a arte ousada e diversificada de Hudinilson Jr.

Publicado em 31/08/2016

Atualizado às 10:30 de 03/08/2018

Libras

Um artista múltiplo, Hudinilson Urbano Jr. (1957-2013) se dedicou a várias modalidades artísticas: arte xerox, colagens, pinturas, arte postal, xilogravura, performance, grafite, intervenção urbana. O objeto de sua arte era, sobretudo, o corpo masculino, nu. Inclusive, o seu próprio. Pioneiro da arte xerox no Brasil, Hudinilson marcou o gênero quando realizou a série Exercícios de Me Ver, na qual simulava o ato sexual com uma fotocopiadora, enquanto xerocava imagens de partes de seu corpo.

Escrito por Ricardo Resende e organizado por Roberta Martinho, Posição Amorosa - Hudinilson Jr. foi um dos projetos contemplados pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014. No dia 27 de setembro, autor e organizadora lançam a obra no instituto. Na apresentação, a dupla responsável pelo trabalho participa de bate-papo com o público, junto das pesquisadoras Adelaide Pontes e Maria Olímpia Vassão e do fotógrafo Vitor Butkus, que contribuíram para o livro.

No formato de cronobiografia, a publicação tem como ponto de partida uma série de depoimentos obtidos em entrevistas com o artista em 2011. Ela aborda fases importantes de sua vida, além de trazer reproduções de suas obras, catalogadas e digitalizadas com o apoio do edital.

Entre os episódios de destaque registrados no livro, estão as visitas de Hudinilson ao museu Lasar Segall, em São Paulo, onde aprofundou sua relação com a arte. A biografia comenta também a formação do artista, incluindo suas passagens pelo Instituto de Arte e Decoração e pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), bem como sua proximidade com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Foi na ECA, inclusive, que Hudinilson iniciou seus trabalhos com xerografia, produzindo uma série de experimentos com as diferentes máquinas de copiar.

Em seus depoimentos, o artista explica por que seu trabalho tinha como foco o corpo masculino e não o feminino – e por que suas representações tinham cunho sensual e erótico. A obra ainda cobre sua atuação no coletivo de intervenções urbanas 3NÓS3, com Rafael França (1957-1991) e Mario Ramiro, e suas criações com grafite, arte à qual foi incentivado pelo artista Alex Vallauri.

A apresentação contará com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Lançamento Rumos: Posição Amorosa – Hudinilson Jr.

terça 27 de setembro de 2016
às 18h30
[duração aproximada: 60 min]
Sala Vermelha (piso 3) 60 lugares

Entrada gratuita

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo]

[classificação indicativa: 14 anos]

Compartilhe