Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lilian Carmona

A baterista comemora 45 anos de carreira com repertório especial

Publicado em 06/09/2017

Atualizado às 12:15 de 03/08/2018

Primeira mulher baterista profissional do Brasil, a paulistana Lilian Carmona comemora seus 45 anos de carreira em um show no Itaú Cultural com repertório especial, voltado principalmente para os ritmos brasileiros, mas também para gêneros como pop, salsa e afro.

O espetáculo marca ainda a apresentação de sua nova banda instrumental, Lilian Carmona Band. Com dez integrantes – dois teclados, dois saxs/flautas, dois trompetes, baixo, guitarra, trombone e a bateria da própria Lilian –, o grupo tem a colaboração da compositora Debora Gurgel para os arranjos e as orquestrações de Julio Cesar Figueiredo. A banda pretende explorar a expressividade artística através de harmonias e combinações sonoras somadas às dinâmicas e ao balanço rítmico.

Entre as músicas que compõem o repertório do espetáculo estão composições de Alberto Rosemblit, Swing Out Sister, Toninho Horta, Marcos Valle, Tania Maria, Eliane Elias, Michael Jackson, Pat Metheny, Earth Wind and Fire e Gino Vannelli.

Lilian Carmona começou a tocar bateria aos 11 anos, apresentando-se em programas de TV com seu primeiro conjunto, o Sibalanço Trio. Aos 17 tornou-se profissional, integrando o grupo do maestro Amilson Godoy e gravando a trilha sonora do programa Vila Sésamo. Autodidata até os 19 anos, buscou aperfeiçoamento na Berklee College of Music (Boston, Estados Unidos) e na escola de Dante Agostini/Kenny Clarke (Paris, França).

Tocou e gravou com diversos artistas, como Gal Costa, Toquinho, Dominguinhos, Nana Caymmi, Michel Legrand, George Shearing, Billy Eckstine, Jon Hendricks, Major Holley, Carmen McRae, Steve Ross, Les Elgart, Cláudio Roditi, Luiz Eça, Baden Powell, Phil Wilson, Leny Andrade, Thiago de Mello, Jane Duboc, Raul de Souza, Diana King, Alcione, Angela Ro Ro, Romero Lubambo e Nara Leão.

Foi convidada especial de diversas orquestras, entre elas a Royal Philharmonic of London (sob a regência de Ettore Stratta). No teatro, várias produções brasileiras de musicais da Broadway contaram com sua atuação, como Victor ou Victoria, A Bela e a Fera, Sweet Charity, Os Produtores e Hairspray.

Atualmente Lilian ministra masterclasses de bateria em diferentes instituições, entre as quais a Berklee College of Music, e é professora da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) – Tom Jobim.

 

Lilian Carmona
domingo 17 de setembro de 2017
às 19h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe