Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Literatura de Par em Par

A literatura entre acumular experiências e experimentar; os modos de exibir ou de esconder o corpo na poesia brasileira e portuguesa do...

Publicado em 06/04/2016

Atualizado às 10:22 de 03/08/2018

O relacionamento de um casal é também uma conversa sobre ideias. Em 20 e 27 de abril, às 20h, o Itaú Cultural convida dois casais de escritores e pesquisadores – Noemi Jaffe e João Bandeira, Eliane Robert Moraes e Fernando Paixão – para conversar, na nossa sede, em São Paulo, sobre as afinidades das suas reflexões.

No dia 20, na mesa Experiência e Experimento, Noemi e João, ambos escritores, se propõem a falar sobre literatura e experiência – entendendo essa palavra de pelo menos duas maneiras: primeiro, aquilo que acumulamos com o tempo, com as memórias, com o aprendizado; segundo, a situação de enfrentar o desconhecido, a experimentação. Para eles, a literatura compartilha os dois significados: é tanto sobre o que se escreve quanto como se escreve.

Já os pesquisadores Eliane e Fernando, em Formas do Corpo na Poesia, no dia 27, analisam em poemas de autores brasileiros e portugueses do século XX os modos como é retratado o corpo, como se abordam seus aspectos particulares e quais são as diferenças de tratamento nas líricas amorosa e erótica, entre outras questões. O casal divide a discussão dos dois conceitos principais da mesa: ele fala do corpo velado, escondido; ela, do corpo desvelado, visível.

Na aba Programação, acesse outras informações, como a minibiografia dos convidados. Na aba Vídeos, veja outros momentos em que eles participaram dos nossos eventos.

Literatura de Par em Par
quartas 20 e 27 de abril de 2016

[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares
[classificação indicativa: 14 anos]

Entrada gratuita – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Compartilhe