Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lygia Clark: uma retrospectiva

Mostra apresenta panorama da artista, seminários e produtos digitais

Publicado em 21/08/2012

Atualizado às 17:49 de 22/10/2021

A exposição Lygia Clark: uma retrospectiva − em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo, de 1º de setembro (a partir das 16 horas) a 11 de novembro − traz um panorama da produção da artista, que vai das pesquisas sobre os limites da pintura e da escultura à investigação sobre o corpo. Na mostra, você conhece obras inéditas da autora, montadas a partir de documentos deixados por ela, e adentra seu processo criativo. Além disso, pode interagir e experimentar formas, com os Bichos, ou vivenciar a arte fazendo parte dela, com as Proposições.

O evento inclui também debates e dois produtos digitais. O seminário, que terá as mesas Muito Além do Lúdico e O Lugar da Invenção, discute os conceitos curatoriais da retrospectiva e temas pouco abordados pela crítica sobre Lygia Clark. Os convidados são pesquisadores das artes visuais que conviveram com a artista ou realizaram estudos significativos sobre seu trabalho. As mesas têm transmissão online, aqui pelo site.

Há ainda um Museu Virtual, em que é possível interagir com trabalhos da artista, e o Livro-Obra, aplicativo para iPad que recria a experiência da obra original com o mesmo nome (disponível em breve na Apple Store).

A curadoria é de Felipe Scovino e Paulo Sergio Duarte; o projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha. Confira abaixo detalhes da programação.

Lygia Clark

Lygia Clark (1920-1988) foi uma das fundadoras do Grupo Frente, marco histórico do movimento construtivo no Brasil. Depois, abandonando rótulos e escolas, passou a denominar-se “não artista”, radicalizando conceitos. Com o desenvolvimento de experiências sensoriais, ela estendeu os limites de compreensão da obra de arte, agregando-lhe contornos terapêuticos.

>> Leia os textos dos curadores, do Itaú Cultural e da Associação Cultural Lygia Clark sobre o evento.

Lygia Clark: uma retrospectiva
de sábado 1 de setembro (a partir das 16h) a domingo 11 de novembro
terça a sexta, das 9h às 20h
sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h

Entrada franca

[livre para todos os públicos] L

Proposições

O público pode vivenciar no espaço expositivo algumas das proposições elaboradas pela artista, que integram arte e vida e incorporam a criatividade do visitante.

Sessões especiais organizadas pelo Atendimento Educativo ocorrem nos fins de semana, sempre às 17 horas. Veja em Programação.

Produtos Digitais

Museu Virtual
Reconstrução digital e interativa de várias obras de Lygia Clark, incluindo três projetos inéditos de grandes dimensões. Acesse.

Livro-Obra
Aplicativo para iPad que recria virtualmente a experiência proporcionada pela obra original de Lygia Clark. Disponível gratuitamente na Apple Store, em português e em inglês. Apoio: 32 Bits.

Compartilhe