Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mama Kalunga

Virgínia Rodrigues CD Salvador / BA Quinto CD da cantora baiana Virgínia Rodrigues. Lançado em abril de 2015 em duas apresentações no...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Virgínia Rodrigues
CD
Salvador/BA

Quinto CD da cantora baiana Virgínia Rodrigues. Lançado em abril de 2015 em duas apresentações no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, o novo trabalho reverencia os ritmos africanos e transita por temas ligados ao amor e ao sagrado.

O conceito do disco foi desenvolvido por Virgínia e pelo músico Tiganá Santana, autor de cinco das 13 canções apresentadas em Mama Kalunga. Todas as composições dele são em línguas africanas, especificamente quicongo e quimbundo. Santana também é o produtor da obra, ao lado de Sebastian Notini, sueco radicado no Brasil.

No repertório, apenas composições de autores negros de várias gerações e diversos estilos. A ideia da intérprete foi apresentar canções inéditas ou pouco conhecidas do público. Integram o trabalho: “Vá Cuidar de Sua Vida”, do paulistano Geraldo Filme; “Sou Eu”, da dupla Moacir Santos e Nei Lopes; “Nos Horizontes do Mundo”, de Paulinho da Viola; “Teus Olhos em Mim”, de Roberto Mendes e Nizaldo Costa; “Babalaô/Amor de Escravo”, de Abigail Moura; “Luandê”, de Ederaldo Gentil; “Ao Senhor do Fogo Azul”, de Gilson Nascimento; e “Belén Cochambre”, cântico tradicional afro-cubano, de domínio público, em adaptação da cantora afro-peruana Susana Baca, que faz uma participação especial.

Outra convidada é a atriz Ruth de Souza, que lê um texto na abertura de “Yaya Zumba”, em homenagem à divindade Mameto Zumba. Conheça o CD no YouTube.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe