Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mapa

Na série Mapa - Em Busca do Brasil Sonoro, as mais diversas referências, indicações e curiosidades sobre a música e sua produção no país...

Publicado em 10/05/2012

Atualizado às 20:25 de 02/08/2018

Ouça a playlist: Playlist: Mapa

Na série Mapa - Em Busca do Brasil Sonoro, as mais diversas referências, indicações e curiosidades sobre a música e sua produção no país são reveladas por produtores, pesquisadores e artistas de várias áreas. Os convidados falam sobre suas influências, como descobriram o talento pela música, seus projetos na área cultural e também indicam canções! Conheça abaixo os mais de 20 programas da série e aproveite!

Ruriá Duprat

O músico e maestro Ruriá Duprat fala do desafio de trabalhar com uma orquestra; das parcerias com artistas nacionais e internacionais e da produção do disco vencedor do Grammy de 2009, na categoria Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2009. Duração: 35 minutos.

Gog

O cantor e compositor Genival Oliveira Gonçalves (Gog) conta sua trajetória desde a infância, na periferia de Brasília, até o lançamento de mais de dez discos e as parcerias com importantes nomes do país. No programa, você também ouve as músicas que mais marcaram sua carreira, escolhidas pelo próprio rapper. Programa gravado em São Paulo, em agosto de 2009. Duração: 40 minutos.

Anderson Foca

O músico e produtor Anderson Foca fala sobre os desafios de organizar o Festival DoSol, um dos mais importantes eventos de música independente do Nordeste do país. No programa, você também ouve bandas que se destacaram nas últimas edições escolhidas por ele. Programa gravado em São Paulo, em abril de 2009. Duração: 30 minutos.

Suely Mesquita

A cantora, compositora e preparadora vocal Suely Mesquita revela suas principais influências, fala de seu processo de criação e das parcerias com artistas como Ney Matogrosso, Fernanda Abreu e Pedro Luis e a Parede. Programa gravado em São Paulo, em fevereiro de 2009. Duração: 30 minutos.

Toni C.

O DJ e produtor Toni C fala das suas influências, do cenário cultural na periferia de São Paulo e da produção do videodocumentário É Tudo Nosso! Hip Hop Fazendo História. Programa gravado em São Paulo em janeiro de 2009. Duração: 30 minutos.

Marco Mattoli

À frente do Clube do Balanço, o cantor e compositor Marco Mattoli fala da trajetória do grupo - responsável pela retomada do samba rock em São Paulo - e do disco Na Contramão, pronto para ser lançado. Programa gravado em São Paulo em janeiro de 2009. Duração: 30 minutos.

Romulo Fróes

Prestes a lançar o terceiro disco da carreira, o álbum duplo No Chão sem o Chão, o músico e artista plástico Romulo Fróes revela suas influências e explica como as diferentes artes dialogam em seu trabalho. Programa gravado em São Paulo em dezembro de 2008. Duração: 27 minutos.

Kiko Dinucci

O cantor, compositor, artista plástico e cineasta Kiko Dinucci fala sobre a mistura de elementos contemporâneos, urbanos e africanos incorporados com extrema naturalidade e ritmo em seu trabalho. Neste programa, explica como esses elementos dialogam em suas produções. Programa gravado em São Paulo em novembro de 2008. Duração: 33 minutos.

Paulo Brandão

No lançamento do sexto disco do Aquarela Carioca, Mundo da Rua, o músico e produtor Paulo Brandão fala da história do grupo, formado há 19 anos no Rio de Janeiro, do trabalho com artistas como Ney Matogrosso e das principais influências do quinteto, formado originalmente por Marcos Suzano (pandeiro e percussão), Lui Coimbra (cello), Mário Sève (sax e flauta), Paulo Brandão (baixo) e Paulo Muylaert (violão e guitarra). Programa gravado em São Paulo em novembro de 2008. Duração: 32 minutos.

Pena Schmidt

Produtor dos festivais Hollywood Rock e Free Jazz Festival, entre outros, o superintendente do Auditório do Ibirapuera Pena Schmidt fala sobre sua relação com nomes importantes da música, o trabalho com os Mutantes, nos anos 1970, e a descoberta de grupos como Titãs, Ira! e Ultraje a Rigor. Programa gravado em São Paulo em outubro de 2008. Duração: 31 minutos.

Sérgio Vaz

Poeta e agitador cultural, o escritor Sérgio Vaz fala do trabalho da Cooperifa, de outros projetos desenvolvidos na periferia de São Paulo e da produção cultural nas regiões mais afastadas do centro da cidade. Programa gravado em São Paulo em agosto de 2008. Duração: 30 minutos.

Myriam Taubkin

Criadora do projeto Memória Brasileira, a produtora e pesquisadora Myriam Taubkin fala sobre os 30 anos dedicados à pesquisa da música brasileira e sobre o lançamento do livro e do DVD Violeiros do Brasil. Programa gravado em São Paulo em agosto de 2008. Duração: 21 minutos.

Iara Rennó

Uma das vocalistas do grupo DonaZica, a cantora e compositora Iara Rennó lançou recentemente o disco Macunaíma Ópera Tupi. Neste programa, a cantora e compositora fala sobre o CD, que reúne composições feitas com base na obra do escritor Mário de Andrade, e comenta o trabalho com o DonaZica e os desafios de lançar o primeiro disco-solo no cenário atual. Programa gravado em São Paulo, em julho de 2008. Duração: 35 minutos.

Curumin

Apontado pelo jornal The New York Times como "um dos músicos jovens mais espertos da cena musical brasileira e mestre em samba funk", o cantor, compositor e multiinstrumentista Luciano Nakata, o Curumin, fala sobre suas influências e sobre o lançamento do segundo disco da carreira, Japan Pop Show. Programa gravado em São Paulo, em junho de 2008. Duração: 35 minutos.

Gero Camilo

Um dos principais nomes do cinema e do teatro nacionais, o ator, dramaturgo e escritor cearense Gero Camilo fala sobre sua ligação com a música e sobre o CD Canções de Invento, lançado por ele recentemente. Programa gravado em São Paulo, em maio de 2008. Duração: 30 minutos.

Terence Machado

Criado em 1997, o programa Alto-Falante, da Rede Minas de Televisão, é veiculado em mais de 520 municípios e possui uma versão para o rádio e uma página na internet. Neste Mapa, Terence Machado, criador e diretor da revista eletrônica, fala sobre os 11 anos do programa, as mudanças no cenário da música independente e os destaques da programação. Gravado em São Paulo em abril de 2008. Duração: 33 minutos.

Lívio Tragtenberg

Criador de projetos como a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, a Blind Sound Orchestra e o grupo Som do Meio Fio, o compositor e saxofonista Livio Tragtenberg comenta sua trajetória, desde os primeiros contatos com a música. Programa gravado em São Paulo, em março de 2008. Duração: 30 minutos.

Fabrício Nobre

Presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e vocalista do grupo MQN, Fabrício Nobre fala sobre os principais eventos de música independente no país e sobre as bandas que vêm se destacando no cenário atual. Programa gravado em São Paulo, em março de 2008. Duração: 30 minutos.

Fernada Takai

Vocalista da banda Pato Fu, a cantora Fernanda Takai fala sobre o trabalho mais recente do grupo, lançado primeiramente na internet e depois nas lojas, e sobre o seu primeiro disco solo, Onde Brilham os Olhos Seus, com músicas do repertório de Nara Leão. Programa gravado em São Paulo, em março de 2008. Duração: 30 minutos.

Heloisa Fischer

A jornalista carioca Heloisa Fischer, criadora do Anuário VivaMúsica!, fala sobre os dez anos da publicação, o trabalho com a música erudita e as atuais - e boas - iniciativas de difusão dos clássicos. Programa gravado em São Paulo, em dezembro de 2007. Duração: 30 minutos.

Fernando Rosa

Criador do portal Senhor F (www.senhorf.com.br), o maior site nacional sobre rock e grupos independentes, o jornalista Fernando Rosa fala sobre sua relação com a música e revela os discos preferidos de sua coleção. Conheça também alguns dos artistas que fazem parte do cast da gravadora Senhor F. Programa gravado em São Paulo, em janeiro de 2008. Duração: 45 minutos.

Vanessa Bumagny

Parceira de artistas como Chico César e Zeca Baleiro, a cantora e compositora, que se prepara para lançar o segundo disco da carreira, fala sobre seus projetos e a forte presença da palavra em todo o seu trabalho. Programa gravado em São Paulo, em janeiro de 2008. Duração: 30 minutos.

Kleber Albuquerque

O cantor e compositor paulista comenta o processo colaborativo em suas produções, a relação artesanal com a própria arte e suas parcerias, nos mais de dez anos de carreira no circuito alternativo. Programa gravado em São Paulo, em janeiro de 2008. Duração: 30 minutos.

Compartilhe