Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Maria Ó

A cantora paulista abre a programação musical de junho

Publicado em 19/05/2017

Atualizado às 10:51 de 03/08/2018

Libras

No dia 1o de junho, a cantora paulista Maria Ó abre a programação musical do mês com um show que apresenta seu disco de estreia, dança três. Compositora, violonista e educadora musical, Maria revela o resultado de uma vida toda de estudo e envolvimento com a música brasileira num espetáculo marcado por participações especiais de artistas que contribuíram no processo de realização do disco.

Veja também:

>> Entrevista com Maria Ó no blog Fala com Arte

Maria Ó, assim chamada por causa de um de seus sobrenomes – Oliveira –, cresceu em São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde travou os primeiros contatos com a música. Na adolescência, começou a tocar violão popular e, motivada pelos clássicos de Cássia Eller, Djavan, Lenine, Zeca Baleiro e outros nomes da música brasileira, deu início à sua carreira nos bares da cidade. Anos depois, em São Paulo, continuou os estudos em violão na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), iniciou a graduação em música na Universidade de São Paulo (USP) e integrou o Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga.

Da infância no interior do estado à vida atribulada na capital, a artista traduz suas experiências pessoais nas nove composições que constituem seu primeiro disco, que será lançado nas plataformas digitais no dia 19 de maio. “Normalmente são coisas bem autobiográficas. Falo sobre amor; mas não só do amor, do amor dentro de um cotidiano”, conta Maria sobre a temática de suas letras. “O disco, especificamente, fala muito disso, de São Paulo e desse cotidiano que eu por vezes acho muito perverso.”

Gravado pelo Klaus Haus Studio e lançado pelo selo YBMusic, com produção de Igor Caracas e Klaus Sena e coprodução de Guilherme Kafé e da própria Maria, o álbum de estreia da cantora se sustenta na voz e no violão, acrescidos de diferentes influências de sons do Brasil, como samba, ijexá, ciranda e milonga. São referências trazidas, por diversas vezes, pelos colaboradores do disco, em “processo coletivo” de construção da obra, como define a artista. Alguns desses colegas fazem participação especial no show do dia 1o, caso de Mathilde Porto (violino), Túlio Bias (voz e cavaco), Luísa Toller (voz), Mayara Moraes (flauta) e Filipe Nader (saxofone). Na apresentação, Maria Ó e sua banda entoam as nove canções do disco, além de três inéditas.

Maria Ó
quinta 1 de junho de 2017
às 20h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Compartilhe