Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Martha Reeves & The Vandellas

Pela primeira vez em São Paulo, o grupo celebra a Soul Music e os 50 anos de “Dancing in the street”

Publicado em 31/10/2014

Atualizado às 21:01 de 02/08/2018

No dia 16 de novembro São Paulo recebe pela primeira vez Martha Reeves & The Vandellas. O grupo, que atingiu seu auge nas décadas de 1960 e 1970, leva ao palco antigos e novos sucessos nos ritmos de R&B e soul em uma apresentação que comemora os 50 anos do lançamento de “Dancing in the Street”, o maior hit da banda.

A cantora norte-americana Martha Reeves, acompanhada de suas irmãs Delphine Reeves e Sandra Jackson, apresenta canções que marcaram sua trajetória, como “Jimmy Mack” e “Nowhere to Run”, além de “Dancing in the Street”, o maior sucesso da carreira do grupo e um dos maiores hits da gravadora Motown.

Martha Reeves cresceu em Detroit, Michigan, onde seu avô era pastor evangélico. Ainda na infância entrou para o coral da igreja. Sua vida e obra foram influenciadas fortemente pela música gospel, pela história da cidade e pelas cantoras Lena Horne e Della Reese.

Entre 1960 e 1961, Reeves teve diversos empregos. Cantava jazz e blues em casas noturnas conhecidas de Detroit. Em uma de suas apresentações, um dos produtores da Motown – a mais bem-sucedida gravadora da década de 1960 – chamou a cantora para uma audição na gravadora. Mais tarde, então, ela entrou para o grupo The Vandellas (formada inicialmente por Annette Beard, Rosalind Ashford e Gloria Williams), que passou a se chamar Martha Reeves & The Vandellas. A banda emplacou mais de 20 hits, tornando-se um dos mais importantes grupos da Motown.

Em 1972 o grupo se separou e Reeves seguiu carreira solo, expandindo seus horizontes musicais para estabelecer-se como cantora e compositora. Apresentando maior variedade musical, como rock, jazz, country, blues e música clássica, a cantora contou com parcerias que incluíam James Brown e Bruce Springsteen.

Na década de 1990, Reeves voltou a tocar com as Vandellas, com uma composição diferente: as irmãs Delphine Reeves e Sandra Jackson. Elas continuam fazendo sucesso, sendo indicadas a diversos prêmios desde que se reuniram, como UK Festival Awards, e realizando espetáculos em diferentes partes do mundo.

O espetáculo integra o Circuito São Paulo de Cultura – promovido pela Prefeitura de São Paulo – e marca uma série de comemorações em homenagem ao Mês da Consciência Negra em todo o Brasil, como a apresentação da Orquestra Afrosinfônica, que ocorre mais cedo, às 11h, e tem a presença de Chico César.

Martha Reeves
domingo 16 de novembro de 2014
às 19h
duração: 90 minutos (aproximadamente)
gratuito, plateia externa
[livre para todos os públicos]

Compartilhe