Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Martinho da Vila | INGRESSOS ESGOTADOS

Aos 75 anos, o músico é o novo homenageado do projeto Sambabook

Publicado em 17/05/2013

Atualizado às 20:40 de 02/08/2018

>> INGRESSOS ESGOTADOS <<

Certamente 2013 está sendo um ano de festa para Martinho da Vila: 75 anos de vida e 45 de carreira e Vila Isabel campeã do Carnaval carioca. Para completar as comemorações, o artista também é o novo homenageado do projeto Sambabook, criado e produzido pela Musickeria e que agora chega ao palco do Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Os shows acontecem dias 31 de maio, e 1 e 2 de junho. Paula Lima e Maíra Freitas estão confirmadas como participações especiais, respectivamente dia 31 e dia 2.

No repertório, sucessos gravados por outros artistas no Sambabook: “Pequeno Burguês”, “Disritmia”, “Odilê, Odilá”, “Pra que Dinheiro?”, Ex-Amor”, “Roda Ciranda”, “Casa de Bamba”, “Segure Tudo”, “Canta, Canta, Minha Gente”, entre outros. No coral, filhos de Martinho da Vila e a neta Dandara, além do maestro Leonardo Bruno. A direção musical do show é de Alceu Maia.

No palco com Martinho da Vila estarão os seguintes músicos: Alceu Maia (cavaco), Beloba (tam tam), Claudio Jorge (violão de 6 cordas), Ivan Machado (baixo), Kiko Horta (piano e teclado), Paulinho da Aba (pandeiro), Paulinho Black (bateria), Trambique (surdo), Victor Neto (sopros), Wanderson (cavaco) e Zero (percussão). Os músicos convidados são Zeca da Cuíca (cuíca) e Zeca do Trombone (trombone).

Sambabook

Uma superprodução que reúne grandes nomes da música brasileira em uma releitura da obra de um compositor fundamental, sempre em dois CDs, DVD, Blu-Ray, discobiografia e fichário de partituras, além de site e aplicativos para smartphones e tablets. Assim é o projeto Sambabook, que estreou homenageando João Nogueira, em 2012, e já vendeu mais de 100 mil unidades (somando todos os formatos).

“Chegar ao nome do Martinho da Vila foi absolutamente natural. Sua obra, sua importância, sua história o credenciam para receber todas as homenagens que possamos fazer”, explica Afonso Carvalho, sócio da Musickeria.

Sobre a seleção de repertório e convidados, Afonso explica: “Pensamos juntos em nomes que tivessem forte relação com o Martinho, com a sua obra. A escolha das músicas e de quem cantaria ficou mais por nossa conta: ele nos deu carta branca para essas escolhas, mas sempre acompanhando tudo bem de perto”.

Entre os convidados do Sambabook de Martinho da Vila, apresentado pela Petrobras e com patrocínio do Itaú e da Prefeitura do Rio de Janeiro, estão Elza Soares, Zeca Baleiro, Paula Lima, Pitty, João Donato, Ney Matogrosso, Luiz Melodia, Mart’nália, Paulinho da Viola, Fernanda Abreu, Toni Garrido, Pedro Luis, João Donato e Jair Rodrigues.

Com a palavra o homenageado

Martinho da Vila fala sobre o projeto Sambabook.

Participação dele
“Queriam que eu participasse e interferisse mais. Como era em minha homenagem, fui ‘escorregando’. Senão, seria uma auto-homenagem. Nem na escolha dos intérpretes eu quis me meter muito.”

Convidados ecléticos
“Quando comecei, era tudo muito setorizado. Sertanejo, MPB, samba, tudo muito setorizado. Eu ajudei na mistura porque sempre fui bem recebido em todos os grupos. Deixei a produtora escolher quem eles quisessem porque eu não tenho problema com ninguém.”

Uma surpresa
“Queriam alguém bem pop. Eu até tinha pensando no Chorão, que morreu recentemente, porque ele era meu fã. Pensei, mas não falei. Pensei também na Negra Li. Daí escolheram a Pitty e ela quis gravar ‘Roda Ciranda’, que, apesar de não parecer, é uma música difícil. Ela chegou lá, deu um banho, gravou de primeira. E se revelou para mim como uma grande intérprete.”

Um bom momento
“Não posso reclamar muito. Trabalho bastante e dou um bocado de sorte. Acho que a atenção que estou recebendo é porque falei bastante que eu ia fazer 75 anos e 45 de carreira. A Vila Isabel também foi campeã neste ano; olha que coincidência! Quando a escola começou a desfilar já era dia 12 de fevereiro, meu aniversário. Fiz aniversário na avenida e ainda fui campeão!”

Depoimentos

Veja o que alguns artistas que participaram do Sambabook Martinho da Vila falaram sobre a experiência.

Diogo Nogueira: “Meu sentimento na realização deste projeto é um sentimento muito forte, uma emoção muito grande porque sou fã do Martinho. Ele me conhece desde pequeno, é um amigo da família, então é o mesmo sentimento do que eu fiz com o meu pai, o carinho, a responsabilidade”.

Veja o vídeo de Diogo Nogueira.

Elza Soares: “Martinho da Vila é a peça mais importante do samba, o samba de respeito, o samba com dignidade. Como pessoa, nem sei o que falar, eu o amo”.

Jair Rodrigues: “Tenho uma verdadeira admiração pelo Martinho. Ele é da minha geração. O Martinho não é só da Vila, é do mundo inteiro”.

Luiz Melodia: “O Martinho tem uma personalidade musicalmente falando que é única. O timbre, a malemolência que ele tem cantando é muito marcante. Ele é especial para mim e para o povo brasileiro”.

Veja o vídeo de Luiz Melodia.

Paulinho da Viola: “Martinho da Vila é um dos grandes autores de samba de todos os tempos. É uma pessoa que tem uma obra bastante conhecida aqui e fora do Brasil. Além de ter uma voz muito especial. É algo que só ele tem”.

Veja o vídeo de Paulinho da Viola.

Pitty: “Adoro o Martinho. Ele faz parte do meu imaginário quando penso em samba, penso nas músicas que escutava quando era criança com os meus pais, nas músicas populares que rolavam na época. Ele faz parte disso, do imaginário popular e do meu também. Mesmo quem não é do samba, quem não tem tanta intimidade, reconhece o jeito dele de cantar, de pronunciar as palavras e as suas composições. É uma personalidade forte”.

Martinho da Vila
sexta 31 de maio sábado 1 de junho e domingo 2 de junho
sexta e sábado às 21h e domingo às 19h
duração: 90 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos] L

Os ingressos podem ser adquiridos de duas maneiras:
[INGRESSOS ESGOTADOS]
Ingresso.com (pelo site): 11 4003 2330 (pelo telefone) 

Pessoalmente na bilheteria do Auditório
Horários de funcionamento:
Não abre às segundas-feiras
terça a quinta, das 11h às 18h
sexta e sábado, das 11h às 22h
domingo, das 11h às 20h

 

Compartilhe