Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Maurício Tizumba

O cantor e compositor se apresenta com os integrantes da oficina Tambor Mineiro

Publicado em 28/07/2017

Atualizado às 12:43 de 03/08/2018

Libras

No dia 11 de agosto, o compositor e cantor Maurício Tizumba apresenta ritmos, cânticos e danças do congado mineiro, acompanhado por integrantes da oficina Tambor Mineiro, ministrada por ele em Minas Gerais. O show faz parte da programação do Diálogos Ausentes de agosto, que trata da produção de artistas negros na música brasileira.

Com o objetivo de dar maior visibilidade e abrangência à cultura afro-mineira, Maurício Tizumba iniciou em abril de 2002 um curso intitulado Tambor Mineiro. Numa proposta mista de curso e oficina – em que a metodologia consiste na transmissão de conhecimentos a partir do fazer compartilhado –, Tizumba procurou abordar os diversos ritmos, cânticos e passos de dança do congado de Minas Gerais.

Muito mais do que transmitir conhecimentos, a oficina se propõe a envolver os alunos, de forma sistemática e lúdica, procurando desenvolver em cada um deles a habilidade natural de tocar instrumentos simples de percussão, entoar cânticos e dançar, em um conjunto harmônico e sincronizado. Como ocorre nas guardas de congado, os alunos também aprendem a construir seus próprios instrumentos de percussão.

Desde então os integrantes da oficina Tambor Mineiro vêm realizando shows e continuam se encontrando semanalmente, com o objetivo de aperfeiçoamento e entrosamento crescente.

Maurício Tizumba [com interpretação em Libras]
sexta 11 de agosto de 2017
às 20h
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
[duração aproximada: 80 minutos]

Entrada gratuita

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo, com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante | público não preferencial: uma hora antes do espetáculo, um ingresso por pessoa]

[indicado para todos os públicos]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

 

Compartilhe