Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Memória João das Neves – 50 Anos de Teatro Brasileiro

João das Neves Preservação e divulgação Lagoa Santa / MG Preservar, organizar e tornar acessível o acervo do dramaturgo, diretor, ator...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:33 de 24/08/2018

João das Neves
Preservação e divulgação
Lagoa Santa/MG

Preservar, organizar e tornar acessível o acervo do dramaturgo, diretor, ator e escritor João das Neves, com atuação desde a década de 1960 até a atualidade. Essa é a proposta do projeto, que prevê a divulgação de todo o material em um site.

Ao longo da carreira, o artista colecionou imagens, vídeos, recortes de jornais e outros materiais que ajudam a reconstruir parte da história do teatro nacional. Fundador do grupo Opinião, ao lado de Augusto Boal, Zé Kéti, Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, entre outros nomes, ele foi um dos únicos que permaneceram até o fim da companhia e, por isso, guarda esse acervo.

No material, destaca-se também o trabalho realizado por Neves no Acre a partir do fim dos anos 1980. Com atores amadores, o dramaturgo formou em Rio Branco o grupo Poronga, que realizou a peça Tributo a Chico Mendes, em homenagem ao líder seringueiro assassinado por fazendeiros.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe