Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mesa Da Pedagogia da Monstrualização à Pedagogia da Convivência

Em uma atividade de formação, o pesquisador Jailson de Souza e Silva analisa um presente em que o diferente é reduzido a “monstro” e propõe um caminho de mudança

Publicado em 20/02/2018

Atualizado às 16:32 de 19/12/2018

Libras

Como conviver melhor com os demais no mundo contemporâneo? Como entender o outro pelo que ele é, sem reduzi-lo à condição de diferente ou até mesmo de “monstro”? Essas questões dão ensejo para a mesa Da Pedagogia da Monstrualização à Pedagogia da Convivência, que será ministrada pelo pesquisador e professor Jailson de Souza e Silva no Itaú Cultural, em São Paulo, na terça 6 de março, às 19h30.

Conforme ele explica em um artigo: “Vamos aprendendo, desde o seio familiar, que existem pessoas de bem e as monstruosas – ‘Não ande com fulano que ele não é boa companhia’; vamos aprendendo que certas práticas sociais, em particular sexuais ou em relação a alguns tipos de drogas, são muito perigosas. No limite, como vocalizam muitos fundamentalistas religiosos, as mulheres, especialmente as ‘bruxas’, as que aspiram ser autônomas, são expressões da vontade do Demo. Só há um caminho para superar essa pedagogia da monstrualização que vai sendo construída no cotidiano: através de uma pedagogia da convivência” (leia o texto completo).

Jailson de Souza e Silva é graduado em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em educação e doutor em sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutor pela Universidade de Nova York. É fundador do Observatório de Favelas e do Instituto Maria e João Aleixo, além de professor na Universidade Federal Fluminense (UFF). Escreveu, entre outros livros, Por que Uns e Não Outros? Caminhada de Jovens Pobres para a Universidade (2003; leia trechos aqui) e Bruxas & Bruxos da Cidade – Personagens da Revolução do Contemporâneo (2015). Foi secretário de Educação de Nova Iguaçu e subsecretário-executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre o trabalho de Jailson nesta entrevista ao jornal O Globo.

mesa Da Pedagogia da Monstrualização à Pedagogia da Convivência [com interpretação em Libras]
com Jailson de Souza e Silva
terça 6 de março de 2018
às 19h30
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 100 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da mesa | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes da mesa | um ingresso por pessoa

[classificação indicativa: 14 anos]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe