Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família - 9 e 10 de setembro

Experimente criar com a família nos ateliês de serigrafia, xilogravura, fotografia e composição musical a partir da pintura

Publicado em 29/08/2017

Atualizado às 12:15 de 03/08/2018

No Fim de Semana em Família dos dias 9 e 10 de setembro, o Mini Festival Volante – Artes Visuais Itinerantes convida o público a por a mão na massa e experimentar diversos processos de produção artística. Realizado pela primeira vez em Campinas (SP) – em evento que contou com apoio do Rumos Itaú Cultural –, o projeto é a reunião de vários ateliês de criação gráfica: serigrafia, xilogravura, tipos móveis, fotografia sem câmera e pintura. Além disso, ocorre uma feirinha de publicações impressas independentes.

Em versão pocket, o festival traz ao Itaú Cultural, em São Paulo, as oficinas Sericleta – em que o instrumento de impressão é uma bicicleta; Xilomóvel, que introduz os visitantes às técnicas xilogravuristas; Fotomóbil Narrativas de Luz – Brincando de Azul, que retoma modos de captura de imagem usados no século XIX; Ateliê Nômade, uma oficina de impressão com tipos móveis cujo ateliê é uma bicicleta adaptada, e Pimu – Vivência de Música Pintada, em que uma lousa especial transforma desenhos e tinta em melodias.

Saiba mais sobre as atividades nos descritivos abaixo. Veja também a entrevista com os realizadores.

Fim de Semana em Família | Mini Festival Volante – Artes Visuais Itinerantes
sábado 9 e domingo 10 de setembro de 2017
das 14h às 18h (distribuição de senhas das 13h30 às 17h30)
térreo e sala multiuso
lotação máxima da sala multiuso: 80 pessoas (no caso de lotação, o acesso será rotativo)
[livre para todos os públicos]

Sericleta
Uma bicicleta equipada para a impressão de serigrafias – telas gravadas com vários temas e cores. Os participantes escolhem a imagem, duas cores e acompanham e a impressão.

[melhor aproveitado para crianças a partir de 5 anos]
Térreo

Ateliê Nômade – Oficina de Oficina de Impressão com Tipos Móveis 
ma oficina de impressão com tipos móveis que utiliza como ateliê uma bicicleta modificada. O maquinário conta com uma prensa para gravura do tipo “prelo”, feita com madeiras brasileiras pelo artista Lucas Rosa, com técnicas da marcenaria tradicional.

[melhor aproveitado para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas pelos pais]
Sala Multiúso

Xilomóvel
Atividade de demonstração de xilogravura. Na oficina os participantes brincam com a impressão de matrizes de xilogravura recortadas. Os diversos clichês de madeira podem ser montados livremente pelos participantes em camas de impressão, utilizando tinta gráfica e equipamentos profissionais, como o rolo de entintagem e a prensa.

[melhor aproveitado para crianças a partir de 5 anos, acompanhadas pelos pais]
Sala Multiúso

Fotomóbil Narrativas da Luz | Brincando de Azul – Oficina de fotografia sem câmera
Os participantes receberão folhas de papel sensíveis à luz que irão “fotografar” todas as composições colocadas sobre a sua superfície: desenhos feitos sobre papel vegetal misturados a objetos disponibilizados na oficina (barbantes, folhas, clips, dobraduras, tecidos). As composições fotografadas serão reveladas em água, gerando imagens com o característico azul da cianotipia, técnica fotográfica de impressão do século XIX.

[melhor aproveitado para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas pelos pais]
Sala Multiúso

Pimu – Vivência de Música Pintada
Sons que saem de tintas, um quadro de pintura como instrumento musical. Desenhando sobre a PiMu – uma lousa de desenho musical Interativo –, são criados sons, que o participante pode ir reunindo em uma música. Conduzida por Vitor Moreira, a vivência visa a tornar o pensamento composicional mais acessível. Haverá também uma demonstração musical.

[melhor aproveitado para crianças a partir de 5 anos]
Sala Multiúso

Compartilhe