Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Moda de Rock

Ricardo Vignini e Zé Helder lançam DVD no Auditório Ibirapuera com participação especial de Os Favoritos da Catira

Publicado em 25/09/2012

Atualizado às 20:28 de 02/08/2018

Em 2007 os violeiros e membros da banda Matuto Moderno, Ricardo Vignini e Zé Helder, se uniram em um projeto inusitado: tocar e adaptar clássicos do rock para a viola caipira. Depois de cinco anos, os parceiros lançam o DVD Moda de Rock – Viola Extrema (Folguedo, 2012). O show será no próximo dia 28 de outubro no Auditório Ibirapuera com participação especial do palmeado e sapateado da catira do grupo Os Favoritos da Catira.

A ideia de abrasileirar os clássicos do rock surgiu quando os parceiros davam aulas de viola caipira e queriam mostrar a potencialidade do instrumento para os alunos. Além disso, Ricardo Vignini e Zé Helder desejavam reviver a trilha sonora da adolescência. “A minha vivência com a música começou com o rock e depois descobri que a mesma energia que a gente tem no rock tem na música de viola”, revela Vignini. As violas caipiras da dupla passeiam por um repertório do rock, apresentando músicas de Jimi Hendrix, The Beatles e Ozzy Osbourne, entre outros. A versão de “Kaiowas”, do Sepultura, traz o palmeado e o sapateado de catira do grupo Os Favoritos da Catira, de Guarulhos. Para o público do Auditório, eles prepararam arranjos inéditos de “Paint It Black”, dos Rolling Stones, “We Want the Airwaves”, dos Ramones, e mais surpresas.

O DVD é o registro de dois shows de 2011 que aconteceram em São Paulo. O primeiro, em abril, com a participação do guitarrista Kiko Loureiro e dos convidados de hoje, Os Favoritos da Catira. O segundo, em julho, com o guitarrista Pepeu Gomes. O disco tem 19 faixas e também está disponível em versão reduzida, com 15, em áudio para venda digital. O trabalho foi finalizado por crowdfunding (financiamento coletivo).

Ricardo Vignini – Natural de São Paulo, é violeiro, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. Leciona viola caipira e guitarra há 18 anos e produz vários discos. Gravou quatro CDs com a banda Matuto Moderno. O primeiro trabalho solo foi Na Zoada do Arame (Folguedo, 2010). Possui o selo Folguedo, dedicado à música caipira. Participou de eventos sobre a viola no Brasil, EUA e França. Dividiu o palco com diversos artistas.

Zé Helder – Natural de Cachoeira de Minas, é violeiro, cantor e compositor. Possui dois CDs solo, além de participações em gravações de diversos artistas. Apresentou-se pelo Brasil e EUA. Em 2010, passou a integrar o grupo Matuto Moderno, com Ricardo Vignini. Criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (Cempa) e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Guarulhos.

Roteiro musical
"Aces High" (Steve Harris)
"Master of Puppets" (Hetfield/Ulrich/Burton/Hammett)
"In the Flesh" (Waters/Gilmour/Wright) / "Saudade de Matão" (Jorge Galati)
"We Want the Airwaves" (Joey Ramone)
"Mr. Crowley" (Ozzy Osbourne/Bob Daisley/Randy Roads)
"Going to California" (Page/Plant)
"Capuxeta" (Ricardo Vignini)
"Uma Noite" (Zé Helder)
seleção de pagodes | “Nove Nove” (T. Carreiro/L. dos Santos/T. Vieira), "Pagode do Ala" (Carreirinho/Oscar Tirola), "A Coisa Tá Feia" (T. Carreiro/ Lourival dos Santos), "Viola Marruda" (Índio Cachoeira), "Pau Brasil" (Gedeão da Viola)
"Saudade de Araraquara" (Carreirinho)
"Hangar 18" (Dave Musteine)
"Kaiowas" (Sepultura) − participação de Os Favoritos da Catira
"5ª Sinfonia de Beethoven" / "Aqualung" (Ian Anderson/Jennie Anderson)
"Norwegian Wood" (Lennon/McCartney)
"Paint It Black" (Mick Jagger, Keith Richards e Brain Jones)
"May This Be Love" (Jimi Hendrix)

Moda de Rock
domingo 28 de outubro
às 19h
duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos] L
Os ingressos podem ser adquiridos de duas maneiras:
Ingresso.com: 11 4003 5588
Bilheteria do Auditório
Horários de funcionamento:
terça a quinta: das 11h às 18h
sexta: das 11h às 22h
sábado: das 9h às 22h
domingo: das 9h às 20h

Compartilhe