Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Moderna para Sempre em Santos (SP)

Em sua décima itinerância, exposição chega à Baixada Santista com 59 obras e debate com Iatã Cannabrava e Rubens Fernandes Jr.

Publicado em 29/04/2015

Atualizado às 18:08 de 07/08/2018

A fotografia modernista brasileira – a ruptura com a tradição, seus diálogos com as artes visuais, a arquitetura e o urbanismo – é o tema da exposição Moderna para Sempre – Fotografia Brasileira na Coleção Itaú Cultural, que acontece na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos (SP), de 14 de maio a 28 de junho, com visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita e a abertura ocorre em 13 de maio, às 19h30.

A curadoria é do fotógrafo e agitador cultural Iatã Cannabrava, que, também no dia 13, participa com o professor Rubens Fernandes Jr. do encontro Modernistas, Fotografias e Outras Modernidades, no qual serão tratadas as temáticas da exposição, às 18h. São 50 vagas, com inscrições pelo e-mail eventos@pinacotecadesantos.org.br.

Moderna para Sempre é um recorte do acervo de obras de arte do Itaú Unibanco, que conta com 12 mil itens, entre pinturas, esculturas, fotografias e gravuras de movimentos artísticos do país. Para a mostra na Pinacoteca foram selecionadas 59 obras. Esta é a décima itinerância de Moderna para Sempre, que já passou por Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Ribeirão Preto e São Paulo (SP), no Brasil, além de Assunção, no Paraguai, Cidade do México, no México, e Lima, no Peru.

Moderna para Sempre – Fotografia Brasileira na Coleção Itaú Cultural

abertura
quarta 13 de maio de 2015
às 19h30 

visitação
quinta 14 de maio a domingo 28 de junho
terça a domingo, das 9h às 18h

Agendamento de visita educativa
bcalixto2@uol.com.br | 13 3288 2260

Encontro Modernistas, Fotografia e Outras Modernidades
com Iatã Cannabrava e Rubens Fernandes Jr.
quarta 13 de maio
às 18h
50 vagas – inscrições pelo e-mail eventos@pinacotecadesantos.org.br

Iatã Cannabrava é coordenador do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, realizado pelo Itaú Cultural, e diretor do Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia de Paraty. Criou e dirige o Estúdio Madalena, foi presidente da União dos Fotógrafos de São Paulo de 1989 a 1994 e um dos fundadores da Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil (RPCFB). Autor dos livros Casas Paulistas (2000) e Uma Outra Cidade (2009), atualmente realiza trabalhos documentais sobre a periferia das metrópoles, dentro do ensaio Uma Outra Cidade.

Rubens Fernandes Jr. é doutor em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), professor e diretor da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e diretor do Núcleo de Amigos da Fotografia (Nafoto). É curador da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia e do Prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia, autor dos livros Geraldo de Barros – Fotoformas e Sobras (2006), Labirintos e Identidades – Fotografia Brasileira Contemporânea (2003) e Fotografia em Revista (2009) e membro da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).


Gratuito

Compartilhe