Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Morre João das Neves

Diretor, escritor e produtor cultural, João das Neves morreu nesta sexta-feira, 24, em Belo Horizonte (MG). Nascido no Rio de Janeiro, na década de 1930, João Pereira das Neves Filho marca a história do teatro brasileiro, ao atuar e integrar importantes movimentos teatrais dos séculos XX e XXI

Publicado em 24/08/2018

Atualizado às 20:08 de 07/01/2021

Diretor, escritor e produtor cultural, João das Neves morreu nesta sexta-feira, 24, em Belo Horizonte (MG).

Nascido no Rio de Janeiro, na década de 1930, João Pereira das Neves Filho marca a história do teatro brasileiro, ao atuar e integrar importantes movimentos teatrais dos séculos XX e XXI. A versatilidade com que via a linguagem cênica o levou a uma importante contribuição na direção de shows de grandes artistas brasileiros como Baden Powell, Chico Buarque e Milton Nascimento, entre outros.

Um dos fundadores do Grupo Opinião – exemplo do teatro de resistência no período da ditadura militar (1964-1985) –, o diretor seguia ativo, sem nunca abrir mão de sua consciência política, tão presente em suas produções.

João das Neves foi homenageado na 26ª edição do Ocupação, em 2015. Leia abaixo, na publicação impressa da exposição, um artigo da crítica e pesquisadora Ilka Zanotto sobre a trajetória do artista:

Confira também as entrevistas com Joao das Neves e com parceiros de trabalho, pesquisadores e pessoas próximas no site do Ocupação. João comenta, por exemplo, sua relação com a obra do escritor Guimarães Rosa, a dita oposição entre trabalho político e arte, o que significa escrever para crianças e a importância da coletividade na sua obra:

Ainda mais, acesse o verbete sobre o dramaturgo na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

 

Compartilhe