Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra de Curtas: Animação Nacional

Festeje o centenário da animação nacional

Publicado em 22/08/2017

Atualizado às 12:16 de 03/08/2018

Em 2017, comemora-se o centenário da animação brasileira e o Itaú Cultural celebra a data com uma mostra retrospectiva de curtas-metragens de animação que acontece nos dias 6 e 13 de setembro, em sessões gratuitas sempre às 20h.

No dia 22 de janeiro de 1917 foi exibido no Cinema Pathé, no Rio de Janeiro, o filme O Kaiser, dirigido pelo cartunista Álvaro Marins, o Seth. O lançamento do curta marca oficialmente o início da animação brasileira. A charge animada era uma alusão clara ao contexto geopolítico internacional daquela época – o Brasil estava prestes a iniciar sua participação na Primeira Guerra Mundial. Por falta de preservação adequada, o filme foi perdido e tudo o que sobrou foi uma imagem de referência da obra.

Em 2013 o documentário Luz Anima Ação, uma produção IDEOgraph dirigida por Eduardo Calvet, reuniu oito grandes nomes da animação brasileira para recriar essa obra pioneira em um trabalho coletivo que mistura diversas técnicas de animação. O resultado foi o curta Reanimando o Kaiser (2013), que faz parte da programação da Mostra de Curtas.  

O evento apresenta um panorama das obras que foram representativas na história centenária da produção nacional. Além do curta de Calvet, estão entre as produções Meow! (1981), de Marcos Magalhães, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes de 1982, Almas em Chamas (2000), de Arnaldo Galvão, e O Projeto do Meu Pai (2016), de Rosaria Moreira.
 

Mostra de Curtas: Animação Nacional
quartas 6 e 13 de setembro de 2017
às 20h
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[consulte a classificação indicativa na aba de programação]
 

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe