Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra de Formas Animadas

O festival apresenta espetáculos de teatro de animação destinado a adultos

Publicado em 26/10/2016

Atualizado às 10:33 de 03/08/2018

Libras

Entre os dias 26 e 29 de novembro, o Itaú Cultural apresenta a Mostra de Formas Animadas. A programação conta com espetáculos de teatro de animação, nos seus mais diferentes formatos. Bonecos, objetos, sombras, entre outras figuras animadas, marcam presença nas atividades da mostra.

Voltadas para adultos, as apresentações são realizadas por grupos de três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Com longa trajetória na utilização de formas animadas, são eles PeQuod Teatro de Animação, Morpheus Teatro, Trip Teatro, grupo Caixa de Imagens e Contadores de Estórias de Paraty. A ideia é poder observar como companhias de diferentes lugares trabalham com possibilidades diversas de animação. O principal objetivo da mostra, porém, é dialogar com o público adulto, destacando que teatro de animação também pode ser dedicado a este e não apenas a crianças, como se costuma pensar.

A mostra conta ainda com uma oficina de introdução ao teatro de animação, realizada pelo grupo paulista Sobrevento. A atividade tem como objetivo apresentar os princípios básicos que norteiam a dramaturgia construída entre ator/atriz e os objetos. A partir destes, os participantes podem desenvolver novas possibilidades plásticas e dramáticas, atingindo os mais diferentes resultados.

Os espetáculos

Antes do início da Mostra de Formas Animadas, o espetáculo O Quadro de Todos Juntos, da programação do Terça Tem Teatro de novembro, antecipa as experiências em teatro de animação e faz um convite para as outras apresentações. Da companhia Pigmalião Escultura que Mexe (MG), a montagem apresenta uma família, preparada para posar para um retrato. No encontro, cada integrante expõe seus segredos e desejos.

Na mostra, são apresentadas cinco histórias encenadas por bonecos ― grandes e pequenos, que atuam e dançam. Peh Quo Deux, da PeQuod Teatro de Animação, tem como ponto de partida o livro Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino. Na montagem, o diretor Miguel Vellinho aposta na combinação do teatro de animação com dança contemporânea e convida os coreógrafos Bruno Cezario, Cristina Moura, Marcia Rubin, Paula Nestorov e Regina Miranda para criar pas de deux ― coreografias dançadas em dupla ― com os bonecos.

Em O Princípio do Espanto, o grupo Morpheus Teatro apresenta João Araujo como diretor, ator e manipulador. A peça trata da relação sem palavras entre criador e criatura, entre o boneco que é manipulado e o homem que o manipula. Por sua vez, O Incrível Ladrão de Calcinhas, da Trip Teatro, é uma história inspirada no cinema noir. Srta. Velda, mulher fatal, tem sua peça íntima roubada e recorre ao detetive Bill Flecha para solucionar o mistério. O caso dá origem a diversos crimes violentos dos quais todos são suspeitos. Willian Sieverdt dirige a montagem e manipula os bonecos.

No espetáculo Milhor, que também compõe a programação do Terça Tem Teatro do mês, dois atores do grupo Caixa de Imagens peregrinam pelo instituto e interagem com o público. Junto com os espectadores, constroem palco e cenário, onde contam a história de Ci, uma boneca de apenas 7 centímetros. Há também a montagem Em Concerto, no qual Os Contadores de Estórias de Paraty apresentam os melhores momentos de alguns de seus espetáculos anteriores. As cenas são independentes e sem falas. A direção é de Marcos Caetano Ribas.

Mais informações na aba Programação.

Mostra de Formas Animadas
sábado 26 a terça 29 de novembro de 2016

[confira a classificação indicativa de cada peça]
Entrada gratuita
distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

Compartilhe