Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

O Itaú Cultural recebe o espetáculo Black Off, além de diversas atividades reflexivas

Publicado em 09/03/2017

Atualizado às 10:45 de 03/08/2018

Libras

Entre os dias 14 e 21 de março acontece em São Paulo a quarta edição da MITsp, a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Neste ano, o evento apresenta dez espetáculos nacionais e internacionais, além de atividades reflexivas e pedagógicas. Como um dos realizadores da mostra, o Itaú Cultural recebe algumas dessas atividades: ciclo de debates, palestra, seminário e o espetáculo sul-africano Black Off.

A programação do evento é guiada por três eixos. O primeiro é reincidente das edições anteriores da mostra: a combinação de diferentes linguagens artísticas – teatro, dança, música, artes visuais, instalação e cinema – nos espetáculos. O segundo procura dar destaque ao protagonismo negro, revendo processos sociais históricos de exclusão e racismo e suas consequências na construção da “persona negra” nas artes através de espetáculos e de seminário. O terceiro eixo, por sua vez, enfoca o teatro documentário.

Espetáculo

A montagem Black Off, encenada no Itaú Cultural nos dias 18, 19, 20 e 21, faz parte do segundo eixo. Idealizado pela atriz, cantora e performer Ntando Cele, de Durban (África do Sul), o espetáculo mistura performance, concerto e stand-up. A artista assume seu alter ego, Bianca White, filantropa e comediante branca, viajante do mundo, que julga saber tudo sobre os negros. Seu objetivo é ajudá-los a superar a sua “escuridão interior”. Em um segundo momento, o debate da peça se volta para os estereótipos carregados pelas mulheres negras: elas podem ser “apenas” artistas ou sempre carregam o fardo de sua raça e de seu gênero em tudo o que fazem?

Ainda nesse segundo nicho, o instituto recebe também o Seminário Discursos sobre o Não Dito: Racismo e a Descolonização do Pensamento, com curadoria de Eugênio Lima e Majoí Gongora. São duas mesas de debate que buscam colaborar na desconstrução dos legados do pensamento colonial. A primeira, "Negritude" e "Branquitude": Complexificando as Discussões sobre Raça e as Estruturas de Privilégio, explora os processos de racialização das relações no Brasil e na África do Sul; a segunda, Feminismo Negro: Conhecimento e Autodeterminação, discorre sobre a construção social do feminismo negro, seus elementos, suas distinções e seus desafios.

Mais atividades

Além dos espetáculos, uma parte muito importante da programação da MITsp são as ações reflexivas e pedagógicas. Sob curadoria de Kil Abreu e Luciana Romagnolli, em 2017 os debates estético-políticos sobre o cenário atual se concentram nas dimensões políticas da crise e nas formas de resistência. O Itaú Cultural recebe palestras, diversas mesas de debate e encontros com os artistas dos espetáculos.

Entre os temas debatidos nas mesas estão: Dissensos à Esquerda – Crise da Representação como Processo Público; Lugares de Fala e a Emergência das Micropolíticas; e Condições de Percepção e Práticas de Reexistência. Há ainda mesa sobre o teatro contemporâneo alemão, encontros com os artistas de sete das montagens apresentadas na mostra, nos quais eles discorrem sobre seus processos criativos, e palestras com Ilena Diéguez e Óscar Cornago.

Veja a programação completa da MITsp no Itaú Cultural na aba Programação.

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo no Itaú Cultural
quarta 15 a terça 21 de março de 2017

Compartilhe