Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

O festival traz ao IC a peça Escola e um ciclo de debates

Publicado em 24/02/2014

Atualizado às 20:51 de 02/08/2018

A 1ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) acontece de 8 a 16 de março em vários locais da cidade – o Itaú Cultural recebe a peça Escola, uma palestra com o diretor Simon McBurney e o ciclo de debates Olhares Críticos, que põem em foco o processo criativo dos artistas e a visão da crítica, além de proporcionar diálogos entre áreas artísticas distintas.

Escola tem três sessões. Em 14/3, às 18h e às 21h, e em 15/3, às 19h. Os Olhares Críticos ocorrem ao longo do período do festival (veja a aba Programação). Além dos debates e das peças, a programação do MITsp conta com outros dez espetáculos. Dois deles ocorrem no Auditório Ibirapuera. Confira.

Espetáculo

Escola, do diretor e dramaturgo chileno Guillermo Calderón, conta a história de um grupo de militantes de esquerda que, nos anos 1980, receberam treinamento para uma resistência armada contra a ditadura militar no Chile – quando a peça estreou, o golpe de Pinochet completava 40 anos. Assim, a montagem recupera a memória do conflito e dialoga com o presente, com os recentes protestos de rua naquele país e em outros locais do mundo.

Para a crítica chilena, trata-se de uma “obra incômoda, questionadora, crítica e lúcida” e seu autor o “mais contemporâneo e radical de nossa cena”. Assista, na aba Vídeos, a um teaser do espetáculo.

Palestra

No dia 8 de março, às 17h, o diretor da Cia. Complicite, Simon McBurney fala sobre seu trabalho. Confira a minibiografia do diretor na aba Programação.

Debates

O ciclo de debates Olhares Críticos divide-se em séries: Percursos em Perspectiva, em que pesquisadores brasileiros analisam a trajetória dos artistas convidados; Pensamento-em-Processo, em que os artistas falam sobre seu processo criativo; e Crítica da Crítica, uma discussão do papel da crítica teatral contemporânea, com profissionais do meio. Confira os participantes na aba Programação.

Além dessas três séries, o ciclo abrange por fim Diálogos Transversais. Trata-se de uma tentativa de trazer novos olhares à prática cênica. Em uma das apresentações de cada peça da mostra, um convidado – em geral, de fora da área teatral – conversa com o público após o espetáculo. No instituto, o escritor Frei Betto fala a respeito de Escola no dia 15 de março, com mediação da crítica teatral Beth Néspoli.

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
sábado 8 a 16 de março

Confira a programação do Itaú Cultural na aba Programação
Confira a programação do Auditório Ibirapuera aqui
Confira a programação completa no site do MITsp

Compartilhe