De 9 de novembro a 2 de dezembro, o Itaú Cultural disponibiliza cinco filmes em uma mostra on-line alinhada com a exibição de Frans Krajcberg: Manifesto, de Regina Jehá, realizada em homenagem aos 40 anos do Manifesto do Naturalismo Integral, do crítico de arte Pierre Restany (1930-2003). São eles Encanto (Catehe) (2011), também de Regina; O Grito Krajcberg (2011), de Renata Rocha; Visita a Krajcberg (1997), de Roberto Moreira; e Poeta dos Vestígios (1986) e Socorro Nobre (1995), ambos de Walter Salles.

Encanto (Catehe) documenta uma expedição dos cineastas Regina Jehá e Pedro Farkas, além do técnico de som Romeu Quinto, a um povoamento dos Yanomami no pé do Pico da Neblina, no Amazonas, assim expondo a situação de agressão e de exploração a que esse povo estava então submetido.

As obras restantes documentam a vida do artista e ativista Frans Krajcberg (1921-2017), que atuou com escultura, pintura, gravura e fotografia (saiba mais sobre ele na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras). O Grito Krajcberg traz um depoimento seu sobre a sua vida e obra. Visita a Krajcberg exibe a rotina do artista em seu ateliê, em Nova Viçosa, na Bahia, região em que ele encontra materiais e inspiração. O Poeta dos Vestígios acompanha sua trajetória, abrangendo a descoberta de recursos criativos na natureza e a revolta diante da depredação do meio ambiente. Por fim, Socorro Nobre apresenta a correspondência entre Krajcberg e a presidiária Socorro Nobre.

Mostra On-Line: Frans Krajcberg
sexta 9 de novembro a domingo 2 de dezembro de 2018

Veja também