Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra Rumos – “Hip Hop Cozinha” entrevista Festival Comida de Favela

Uma conversa sobre cultura, gastronomia e cidades acompanhada pela culinária do Complexo da Maré

Publicado em 26/08/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Em um encontro especial, dois selecionados do Rumos 2013-2014, dois modos de tratar os temas da culinária e da urbanidade – no dia 9 de setembro, às 19h, o Hip Hop Cozinha, programa de web TV apresentado por Zinho Trindade, entrevista Mariana Aleixo, uma das coordenadoras do Festival Comida de Favela, e Maria José Moreira, chef de cozinha da Maré, no Rio de Janeiro, que prepara ao vivo um dos seus pratos. O evento ocorre no Itaú Cultural, em São Paulo, e compõe a Mostra Rumos, um ciclo de espetáculos, debates, exposição de obras de artes visuais e outras atividades.

O Hip Hop Cozinha foi criado em 2010, quando se realizou a primeira temporada, disponível no YouTube. O programa reúne artistas da cultura periférica, principalmente rappers, para preparar um prato e falar da “caminhada” – trabalho criativo, sociedade e cultura, política urbana. A segunda temporada, em fase final de produção, foi feita com o apoio do Rumos.

Zinho Trindade é poeta, ator e músico. Herdou do bisavô Solano Trindade, poeta popular, e da avó Raquel Trindade, artista plástica, coreógrafa e folclorista, a tradição na pesquisa e na divulgação da cultura popular afro-brasileira. É autor do livro de poesias Tarja Preta, publicado pela Edições Maloqueiristas. Também atua com a banda Zinho Trindade. Assista ao vídeo em que Zinho conta, em um Hip Hop Cozinha em que fala de si mesmo, como foi o percurso do programa até hoje.

O Festival Comida de Favela é uma ação do Maré de Sabores, projeto da organização não governamental (ONG) Redes da Maré. O objetivo é valorizar o serviço de alimentação do Complexo da Maré, bairro formado por 17 comunidades à beira da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Com uma população de cerca de 130 mil pessoas, a localidade tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos da cidade do Rio. O setor de alimentação é um dos mais potentes na região – o Censo Maré indica que, de 2.953 empreendimentos, 1.118 trabalham nesse sentido.

Mariana Aleixo, nascida no Parque Maré, uma das favelas que compõem a Maré, é coordenadora de gastronomia do Maré de Sabores. Graduada nessa área pela Faculdade Estácio de Sá, é mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atualmente é doutoranda. Na ONG Redes da Maré, em que trabalha desde 2010, também ministra aulas. Confira a matéria que descreve o desenvolvimento do festival, com uma entrevista de Mariana.

Maria José Moreira, mais conhecida como Mariana, nome que passou a usar quando foi morar no Rio de Janeiro, em 1995, é cozinheira. Nordestina do Maranhão, mudou-se para o Rio em busca de melhor qualidade de vida. Na Maré, completa hoje dez anos de profissão. Há quatro anos é a chef de cozinha do restaurante Galeto, um dos empreendimentos participantes do festival.

Mostra Rumos – Hip Hop Cozinha entrevista Festival Comida de Favela
quarta 9 de setembro
às 19h

[livre para todos os públicos]
[duração aproximada: 120 minutos]
Piso 2 – 30 lugares

Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Compartilhe