Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Museu de Cera - Pedro Daldegan - Cinema de Bordas (trecho)

Pedro Luis Bello Daldegan nasceu 1971, em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, onde fez cerca de 30 curtas-metragens....

Publicado em 30/08/2012

Atualizado às 15:00 de 13/08/2017

Pedro Luis Bello Daldegan nasceu 1971, em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, onde fez cerca de 30 curtas-metragens. Iniciou sua produção com uma câmera super-8, realizando dois curtas de 3 minutos cada um.Em 1988, fundou, com um grupo de amigos, a Kobold Pictures. A principal influência de Pedro Daldegan nessa fase foi o cinema expressionista alemão, a literatura fantástica de Edgar Allan Poe e Stephen King, além do cinema norte-americano de então.

Sua obra inclui experiências fílmicas improvisadas, como Dançando no Ar (1983) e Aeroporto 84 (1984), realizadas em super-8 e influenciadas por produções do cinema mudo hollywoodiano e do diretor Steven Spielberg. Com uma câmera VHS, filmou A Perseguição, Androide, The Spy, A Caça ao Tesouro e Academia de Treinamento de Combatentes de Guerra (1986).

Em 1987, fez seu primeiro filme falado, O Filho de Sirius, inspirado em Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, de 1977, dirigido por Steven Spilberg). Em 1988, dirigiu Delusion, considerado o marco inicial da Kobold Pictures. Em seguida, veio Alta Tensão, filme curto, feito muito rapidamente, no improviso, no ímpeto de filmar. O Espião que Saiu do Frio, realizadona sequência, utilizou o recurso da dublagem (feita após a edição de imagens) de forma cômica, para compensar a precariedade técnica. Já Mensagem na Garrafa teve dublagem mais profissional, embora nunca tenha tido edição de som finalizada.

Com Alta Tensão II - O Dia Seguinte e Haunt, Pedro Daldegan retornou aos filmes mudos, tendência mantida na maioria das suas produções seguintes. A escolha se deu não apenas pela dificuldade técnica e artística que representava a captação de som, mas também pelo desejo deseguir a premissa de narrar histórias apenas com imagens. Apesar da paixão pelo cinema, Pedro formou-se em engenharia elétrica na USP. Sua carreira seguiu esse rumo. Depois de rodar A Prisão (última produção da Kobold Pictures, realizada em 1992), continuou estudando, escrevendo contos, remasterizando seus filmes e fazendo experimentos com fotografias e filmes digitais.

 

Compartilhe